Portugal é o 10º melhor país para a comunidade LGBTQIA+

Portugal é o 10º melhor país para a comunidade LGBTQIA+
Pedro Benjamim
| País
Porto Canal

Portugal está de regresso ao top 10 do ranking europeu dos direitos das pessoas LGBTQIA+, naquela que é uma classificação da ILGA Europe que em 2022 colocava o país em 11º lugar. Desde 2016 que o primeiro lugar é ocupado por Malta, seguida de Islândia e Bélgica.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

As classificações do chamado “ranking arco-íris” são construídas tendo em conta uma análise em áreas como a liberdade de revelar a orientação sexual ou identidade de género, igualdade, crimes de ódio e família, em 49 países.

O relatório dá nota de uma subida de Portugal devida em grande parte à decisão do último governo de António Costa de legislar a criminalização das terapias de conversão.

“Avaliamos de forma positiva a subida de Portugal no ranking do Rainbow Map, porém, sabemos que só foi possível devido ao esforço colectivo da sociedade civil e algumas iniciativas da anterior legislatura. No entanto, o cenário político de hoje é outro e, com o crescimento da extrema-direita no Parlamento, existe um sério risco de vermos o retrocesso nos direitos para as pessoas LGBTI+”, afirma Daniela Bento, em declarações ao P3.

A presidente da ILGA Portugal destaca que esta nova posição acontece na mesma ocasião em que se verifica um “aumento de 185% de discurso de ódio nas redes sociais” e de ataques a pessoas LGBTI+, aliado a uma “normalização” de temas como o assédio ou a violência contra esta comunidade “provocados pelo crescimento de forças antidemocráticas”.

+ notícias: País

Sindicato dos Jornalistas leva Global Media a tribunal por atraso no pagamento aos recibos verdes

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) vai avançar para tribunal após o Global Media Group não ter dado garantias de que vai regularizar a situação dos trabalhadores a recibos verdes e o pagamento do subsídio de Natal.

Preço dos combustíveis vão registar maior subida desde abril

Depois de um mês de maio em que os preços dos combustíveis, de um modo geral, estiveram em queda, a próxima segunda-feira vai trazer um aumento tanto no custo da gasolina como do gasóleo.

Aeroportos nacionais com mais passageiros. Porto cresce acima da média

Os aeroportos nacionais movimentaram 19,6 milhões de passageiros nos primeiros quatro meses do ano, mais 4,8% face aos mesmos meses de 2023, divulgou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).