Portugal é o 10º melhor país para a comunidade LGBTQIA+

Portugal é o 10º melhor país para a comunidade LGBTQIA+
Pedro Benjamim
| País
Porto Canal

Portugal está de regresso ao top 10 do ranking europeu dos direitos das pessoas LGBTQIA+, naquela que é uma classificação da ILGA Europe que em 2022 colocava o país em 11º lugar. Desde 2016 que o primeiro lugar é ocupado por Malta, seguida de Islândia e Bélgica.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

As classificações do chamado “ranking arco-íris” são construídas tendo em conta uma análise em áreas como a liberdade de revelar a orientação sexual ou identidade de género, igualdade, crimes de ódio e família, em 49 países.

O relatório dá nota de uma subida de Portugal devida em grande parte à decisão do último governo de António Costa de legislar a criminalização das terapias de conversão.

“Avaliamos de forma positiva a subida de Portugal no ranking do Rainbow Map, porém, sabemos que só foi possível devido ao esforço colectivo da sociedade civil e algumas iniciativas da anterior legislatura. No entanto, o cenário político de hoje é outro e, com o crescimento da extrema-direita no Parlamento, existe um sério risco de vermos o retrocesso nos direitos para as pessoas LGBTI+”, afirma Daniela Bento, em declarações ao P3.

A presidente da ILGA Portugal destaca que esta nova posição acontece na mesma ocasião em que se verifica um “aumento de 185% de discurso de ódio nas redes sociais” e de ataques a pessoas LGBTI+, aliado a uma “normalização” de temas como o assédio ou a violência contra esta comunidade “provocados pelo crescimento de forças antidemocráticas”.

+ notícias: País

Primeiro prémio do Euromilhões a caminho de Portugal 

Um apostador português arrecadou o primeiro prémio do Euromilhões desta terça-feira, no valor de 213 milhões de euros, indica o departamento dos Jogos Santa Casa, através do site oficial.

Euromilhões. Confira a chave que vale 213 milhões de euros

Já são conhecidos os números que compõem a chave do sorteio desta terça-feira.

Governo quer solucionar IMI das barragens com criação de grupo de trabalho

O Governo vai criar um grupo de trabalho para chegar a uma “solução técnica e estrutural” para alterar o código de IMI relativo à avaliação das barragens, anunciou o ministro das Finanças esta quarta-feira numa audição no parlamento.