Incêndios. Autarca de Terras de Bouro pede regresso de helicóptero a Braga

Incêndios. Autarca de Terras de Bouro pede regresso de helicóptero a Braga
| Norte
Porto Canal / Agências

O presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, pediu este sábado o regresso de um helicóptero ligeiro de combate a incêndios a Braga, retirado há um ano, lembrando a "perigosidade máxima" do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

"Sempre que tiver oportunidade, e como defensor do Parque Nacional [PG], e num território que está com a carta de perigosidade no máximo, tendo meios em termos de espaço e de infraestruturas, que é na cidade de Braga, no Aeródromo de Palmeira, tenho a obrigação, sempre que tenho a oportunidade, de chamar a atenção de todos os responsáveis para se repor o meio ligeiro no Aeródromo de Braga", afirmou Manuel Tibo (PSD) aos jornalistas.

As declarações do autarca foram proferidas após uma reunião de trabalho sobre a região, que decorreu no Centro de Animação Termal da Vila do Gerês, com a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.

Manuel Tibo, que em junho de 2023 foi um dos vários autarcas da região que se manifestou contra a deslocalização do meio aéreo ligeiro de Braga para Famalicão, lembrou que o helicóptero em Braga daria mais apoio ao subcomando do Cávado, e mais particularmente ao PNPG, alertando que, "num grande incêndio, o atraso de cinco, dez minutos faz uma grande diferença".

Questionado sobre se acredita que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) possa reverter ainda este ano a decisão tomada há cerca de um ano, o autarca disse que "tudo fará" para que assim seja.

"A única coisa que posso dizer é que vou fazer tudo aquilo que está ao meu alcance. Depois, se as decisões, através da Autoridade Nacional da Proteção Civil, vão ser revistas... Com esta posição, não pretendo retirar o meio aéreo de lado nenhum, de onde foram instalados. O que estou a solicitar é que coloquem um meio ligeiro em Braga, e estarei sempre na linha da frente a defender esta solução", salientou Manuel Tibo.

A reunião de trabalho contou ainda com a participação do vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, José Carlos Pimenta Machado, do presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Nuno Miguel Soares Banza, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, e da vice-presidente da CCDR-N, Célia Ramos.

Marcaram também presença o primeiro secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), a diretora regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte, Sandra Sarmento, e a administradora da Administração da Região Hidrográfica do Norte (ARH Norte).

Na reunião de trabalho foram abordados vários assuntos relacionados com as necessidades, as obras e intervenções necessárias, assim como projetos para o concelho de Terras de Bouro e para o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

+ notícias: Norte

Tempo vai mudar. Descida de temperatura e chuva de regresso

“Instabilidade meteorológica”. É assim que o Meteored, uma das maiores plataformas de informação meteorológica a nível mundial, define os próximos dias na região Norte, com episódios de chuva e variações de temperatura que vão marcar o arranque da época balnear.

Duas irmãs detidas por suspeitas de introduzirem droga na cadeia de Braga

A Polícia Judiciária (PJ) deteve duas irmãs suspeitas de introduzirem droga no Estabelecimento Prisional de Braga (EPB), durante as visitas aos seus companheiros, anunciou hoje aquela força.

Urgência de pediatria do hospital de Chaves fechada este fim-de-semana

O Ministério da Saúde publicou esta sexta-feira no portal do Serviço Nacional de Saúde o mapa das escalas de urgências até à próxima quinta-feira, que prevê o fecho de vários serviços em Lisboa e Vale do Tejo, Centro e Norte.