Ministra da Saúde garante novo hospital em Barcelos "brevemente" mas não se compromete com prazos

Ministra da Saúde garante novo hospital em Barcelos "brevemente" mas não se compromete com prazos
| Norte
Porto Canal / Agências

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, afirmou esta quinta-feira que o novo hospital de Barcelos será construído “o mais brevemente possível”, mas não se comprometeu com quaisquer prazos.

“Não temos um calendário porque não o podíamos ter neste momento”, referiu, sublinhando que é ainda preciso terminar o projeto de arquitetura e rever o plano funcional do futuro hospital, atualizando valências, especialidades médico-cirúrgicas e as necessidades em termos de recursos humanos e de infraestruturas tecnológicas.

Em declarações aos jornalistas em Barcelos, a ministra lembrou que aquele é um projeto que está prometido “há muitos anos”, mas que nunca foi concretizado.

“O nosso compromisso é que o faremos o mais brevemente possível. Vai fazer parte do plano das infraestruturas que este Governo vai lançar e vai concretizar”, acrescentou.

Sublinhou que o novo hospital é uma ambição e uma necessidade de Barcelos e que a sua construção foi uma promessa eleitoral da Aliança Democrática, na campanha para as últimas legislativas.

“Palavra dada é palavra honrada”, disse.

Em 2007, o Governo e a Câmara de Barcelos assinaram um protocolo para a construção do novo hospital daquela cidade.

O projeto do hospital seria depois apresentado publicamente pelo então secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro.

No entanto, o processo nunca saiu da gaveta.

O hospital, que serve os concelhos de Barcelos e Esposende, funciona num edifício propriedade da Santa Casa da Misericórdia.

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela da Metro do Porto inaugurada esta sexta-feira

A extensão da linha amarela da Metro do Porto será inaugurada esta sexta-feira às 10h00, numa cerimónia que deverá contar com a presença do Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz e da Ministra do Ambiente, Graça Carvalho. A informação foi avançada ao Porto Canal por fonte da empresa.

Detido em Espanha homem suspeito de tentar matar comerciante em Vila do Conde

Um homem de 38 anos suspeito de integrar um grupo criminoso violento que, em 2021 e 2022, tentou matar e extorquir um comerciante em Vila do Conde, foi detido em Madrid, Espanha, anunciou esta terça-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Aprovado concurso para novo mercado no sítio do Prédio Coutinho em Viana

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira a abertura de um concurso público internacional para a construção do novo mercado municipal no local onde existia o prédio Coutinho, pelo preço base de 12,6 milhões de euros.