Ministra da Saúde garante novo hospital em Barcelos "brevemente" mas não se compromete com prazos

Ministra da Saúde garante novo hospital em Barcelos "brevemente" mas não se compromete com prazos
| Norte
Porto Canal / Agências

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, afirmou esta quinta-feira que o novo hospital de Barcelos será construído “o mais brevemente possível”, mas não se comprometeu com quaisquer prazos.

“Não temos um calendário porque não o podíamos ter neste momento”, referiu, sublinhando que é ainda preciso terminar o projeto de arquitetura e rever o plano funcional do futuro hospital, atualizando valências, especialidades médico-cirúrgicas e as necessidades em termos de recursos humanos e de infraestruturas tecnológicas.

Em declarações aos jornalistas em Barcelos, a ministra lembrou que aquele é um projeto que está prometido “há muitos anos”, mas que nunca foi concretizado.

“O nosso compromisso é que o faremos o mais brevemente possível. Vai fazer parte do plano das infraestruturas que este Governo vai lançar e vai concretizar”, acrescentou.

Sublinhou que o novo hospital é uma ambição e uma necessidade de Barcelos e que a sua construção foi uma promessa eleitoral da Aliança Democrática, na campanha para as últimas legislativas.

“Palavra dada é palavra honrada”, disse.

Em 2007, o Governo e a Câmara de Barcelos assinaram um protocolo para a construção do novo hospital daquela cidade.

O projeto do hospital seria depois apresentado publicamente pelo então secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro.

No entanto, o processo nunca saiu da gaveta.

O hospital, que serve os concelhos de Barcelos e Esposende, funciona num edifício propriedade da Santa Casa da Misericórdia.

+ notícias: Norte

Homem de 59 anos morre em despiste em Santa Maria da Feira

Um homem de 59 anos morreu num despiste na freguesia de Mozelos, em Santa Maria da Feira, confirmou fonte dos Bombeiros Voluntários de Lourosa, que foram mobilizados para o local.

Despiste de carro em Amarante faz um ferido grave

O despiste de um automóvel na Rua da Mó, em Amarante, fez um ferido grave que teve de ser transportado para o Hospital de São João, no Porto.

Homem morre atropelado em Valongo

Um homem morreu atropelado, na manhã deste domingo, em Valongo.