Câmara de Tondela preocupada com fecho noturno da urgência pediátrica do Hospital de Viseu

Câmara de Tondela preocupada com fecho noturno da urgência pediátrica do Hospital de Viseu
| Norte
Porto Canal

A Câmara Municipal de Tondela expressou, esta quarta-feira, através de um comunicado enviado às redações, a sua preocupação perante o encerramento noturno da urgência pediátrica do Hospital S. Teotónio, em Viseu. Além disso, a autarquia alertou para o impacto que o fecho noturno irá causar ao Hospital Cândido de Figueiredo.

No início da presente semana, a Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) comunicou também que a urgência pediátrica encerra durante o período noturno, entre as 20h00 e as 9h00, já a partir de 1 de junho. A administração justifica-se com a falta de profissionais de saúde.

Recorde-se que, atualmente aquele serviço encerra durante a noite às sextas-feiras, sábados e domingos, desde o início de março.

A autarca da região, Carla Antunes Borges, diz ser “irónico” que a urgência da unidade de saúde local passe a e

“Já não bastava o facto de a urgência pediátrica, que também serve os habitantes de Tondela, estar encerrada à noite durante o fim de semana, e agora o serviço também vai fechar à noite durante a semana, ou seja, vai haver aqui um redobrar de falta de respostas na área da pediatria, afetando os nossos munícipes”, exprime a Edil na mesma nota.

Segundo a presidente da Câmara Municipal o transporte de pacientes para “Coimbra não é solução”.

“Nestes casos devia ser o próprio hospital a enviar as crianças e não as famílias a dirigirem-se para Coimbra. É impensável uma pessoa dar entrada num serviço de urgência e depois ter de deslocar-se nos seus próprios meios, não faz sentido nenhum, tem de haver uma transferência inter-hospitalar, acompanhada devidamente por um profissional de saúde e numa ambulância”, justifica. 

A autarca alerta ainda que a situação "causa muita pressão na unidade de Tondela que não está preparada, nem as escalas dos seus clínicos estão preparadas para receber esta pressão”.

Devido a esta questão, Carla Antunes Borges irá solicitar uma reunião urgente ao Conselho de Administração da ULDVDL.

 

+ notícias: Norte

PJ detém homem de 40 anos suspeito de atear fogos em Braga e Barcelos

Um homem de 40 anos foi detido suspeito de dois crimes de incêndio florestal nos concelhos de Braga e Barcelos, que consumiram em setembro vários hectares de floresta, adiantou esta quinta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.