Banco Europeu de Investimento financia primeira fase do TGV com 3 mil milhões de euros

Banco Europeu de Investimento financia primeira fase do TGV com 3 mil milhões de euros
| Norte
Porto Canal

O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai garantir 3 mil milhões de euros na linha de alta velocidade entre o Porto e Soure, a primeira fase do traçado. O financiamento já foi aprovado pelo BEI, avança o Jornal de Negócios e será formalizado no dia 20 de junho, antes do novo prazo para a entrega das propostas ao concurso público, que foi adiado para 2 de julho.

O Negócios avança que a instituição financeira europeia já terá aprovado o financiamento para o projeto, que é um dos maiores a nível europeu. A formalização deste apoio está agendada para 20 de junho.

A Infraestruturas de Portugal anunciou a mudança do prazo para a entrega das propostas para o concurso de concessão da linha, que tem duração para 30 anos, e que inicialmente estava marcado para 13 de junho. Contudo a data foi alterada após serem rececionados cerca de mil pedidos de esclarecimento apresentados pelos concorrentes, cuja resposta atrasou-se por mais duas semanas do que previsto.

Este projeto de alta velocidade é um dos maiores em toda a Europa e representa um marco significativo para a rede de transportes em Portugal.

O custo previsto da primeira fase da linha de alta velocidade, entre Porto e Soure, é superior a 3,5 mil milhões de euros. Quando o projeto foi apresentado, em setembro de 2022, o valor estimado era de 2,950 mil milhões de euros.

+ notícias: Norte

Nova central de biorresíduos da Lipor custa 70 milhões de euros e tratará 75 mil toneladas/ano

A proposta Central de Valorização de Biorresíduos da Lipor representa um investimento a rondar os 70 milhões euros, para uma obra que vai levar perto de três anos a ficar concluída e permitirá tratar até 75 mil toneladas por ano.

Cegonhas de ninho abatido em 2025 voltaram a Gondomar

Um habitante de Valbom disponibilizou 800 euros para instalar uma torre perto do ninho de cegonha abatido em outubro, mas a Câmara de Gondomar não respondeu em tempo útil e as aves instalaram-se numa árvore junto a um jardim-de-infância.

IP vai tentar antecipar prazos da obra do IC35 entre Rans e Entre-os-Rios em Penafiel

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai tentar antecipar os prazos do arranque da obra do IC35 entre Rans e Entre-os-Rios, em Penafiel, cuja consignação está prevista para dezembro, disse esta quarta-feira o presidente da empresa.