Alunos pró-Palestina ocupam Faculdade de Ciências da Universidade do Porto 

Alunos pró-Palestina ocupam Faculdade de Ciências da Universidade do Porto 
| Porto
Porto Canal

O edifício da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (UP) está a ser ocupado, na noite desta quinta-feira, por algumas dezenas de estudantes e ativistas pró-Palestina.

O incidente está a decorrer “no departamento de Ciências de Computadores” daquele campus universitário. A acção de protesto foi organizada pelo grupo "Estudantes pela Palestina UP", com o apoio de outras organizações. 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Em comunicado, os alunos exigem que "a UP rompa imediatamente todos as relações que mantém com instituições e empresas israelitas e que condene oficialmente o atual genocídio na Palestina, defendendo o direito à autodeterminação do povo palestiniano e o seu direito de retorno”.

No documento, os manifestantes pedem ainda que “a Universidade do Porto use a sua influência junto da Câmara Municipal do Porto e do Estado português para condenar as atrocidades cometidas pelo estado colonial de Israel e para romper as relações diplomáticas com o mesmo”.

A ação decorre “no seguimento de uma carta aberta enviada ao Reitor da UP e de uma assentada realizada no dia 8 de maio em frente ao edifício da reitoria da UP. As ações continuarão até que as exigências das estudantes sejam acatadas”, frisam os estudantes.

O protesto segue-se a outras acções que tiveram noutras instituições universitárias portuguesas, nomeadamente em Lisboa, Coimbra e Braga. 

"Na Europa, este tipo de protestos também se está a expandir, com protestos semelhantes em França, Alemanha, Países Baixos e outros países. Nos casos de Barcelona (Catalunha) e Dublin (Irlanda) as estudantes conseguiram que as universidades iniciassem um processo de rutura unilateral com entidades israelitas", destaca o comunicado. 

+ notícias: Porto

Os lugares imperdíveis para a noite de São João no Porto

De 23 para 24 de junho, o Porto festeja a noite mais longa do ano. O fogo de artifício tem lugar à meia noite nas ribeiras de Porto e Vila Nova de Gaia, mas até lá saiba por onde vão estar espalhadas as diversões da cidade neste São João.

O momento do desacato em apresentação de livro no NorteShopping que obrigou à retirada de escritora

Este sábado, a escritor de livros infantis Mariana Jones voltou a ser alvo de "intimidações verbais" durante a apresentação do seu mais recente livro “O avô Rui, o senhor do café”, que teve lugar manhã deste sábado na FNAC do Norte Shopping, em Matosinhos. Em um novo vídeo que circula nas redes socias é possível ver o momento de tensão desencadeado segundos depois do arranque da apresentação da obra.

Multidão festeja o apuramento português na baixa do Porto

Centenas de adeptos da seleção portuguesa reuniram-se este sábado na baixa do Porto para celebrar a vitória diante da Turquia (3-0) e o apuramento luso para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol.