Bandeira LGBTQIA+ ilumina pela primeira vez a Câmara do Porto

Bandeira LGBTQIA+ ilumina pela primeira vez a Câmara do Porto
Pedro Benjamim
| Norte
Porto Canal

É a primeira vez que a Bandeira LGBTQIA+ ilumina a Câmara do Porto. O edifício dos Paços do Concelho pintou-se esta quinta-feira com as cores da bandeira LGBTQIA+, para assinalar o Dia Internacional da Luta contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Já esta sexta-feira, 17 de maio, pelas 11h00, será içada a bandeira arco-íris, na Praça General Humberto Delgado, em frente ao edifício dos Paços do Concelho.

Na passada sexta-feira, a Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto (COMOP) lamentava não ter recebido um convite para a iniciativa e apelava a uma maior inclusão das organizações que trabalham anualmente pela causa.

No ano passado, milhares de pessoas ocuparam o centro do Porto na 18.ª Marcha do Orgulho LGBTI+ da cidade, lotando a Rua de Cedofeita no caminho entre a Praça da República e a Cordoaria.

O evento envolveu algumas querelas entre a organização e a Câmara do Porto. Os organizadores chegaram a entregar uma petição contra a "invisibilidade" da marcha perante a sugestão da Câmara de fazer o arraial final no Parque do Covelo, tendo também sido sugeridas as Fontainhas, mas sem apoio municipal.

O presidente da autarquia, Rui Moreira, disse que o município "não é ouvido nem achado" quanto à realização da marcha, mas "questão diferente" era a do arraial, que apenas teria apoio logístico da Câmara se fosse no Covelo.

A organização acabou por optar por acabar a marcha na zona da Cordoaria, com uma festa.

A bandeira
Criada em 1978 pelo norte-americano Gilbert Baker, a bandeira arco-íris foi evoluindo ao longo dos tempos. Em 2021, foi redesenhada para incluir a bandeira intersexo, numa proposta de Valentino Vecchietti, de uma associação que defende a igualdade de direitos da comunidade intersexo.

A sigla LGBTQIA+ foi evoluindo ao longo dos tempos, englobando atualmente lésbicas, gays, bissexuais, transgénero, queer, intersexo, assexuais, bem como o + representando as demais identidades.

+ notícias: Norte

AMP vai propor ao Governo regulamentação do tráfego de TVDE no seu território

A Área Metropolitana do Porto (AMP) vai propor ao Governo a regulamentação do tráfego de transporte individual de passageiros em veículo descaracterizado (TVDE) no seu território, disse esta segunda-feira aos jornalistas o presidente do Conselho Metropolitano, Eduardo Vítor Rodrigues.

Ciclovia da Avenida da República em Gaia vai ser parcialmente partilhada com faixa BUS

Parte da ciclovia que será instalada na Avenida da República, em Gaia, partilhará o seu espaço com uma faixa BUS, seguindo o modelo seguido na Estrada Nacional 222, segundo os documentos do projeto, a que a Lusa teve acesso.

Nova loja Andante em Vila do Conde inaugurada esta segunda-feira

O agrupamento Transportes Intermodais do Porto (TIP) inaugurou esta segunda-feira uma nova loja Andante em Vila do Conde, disse fonte oficial à Lusa.