Deputados socialistas questionam ministro da Economia sobre concurso para concessão da Silopor

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 ago (Lusa) - Três deputados socialistas questionaram o ministro da Economia, através de requerimento parlamentar, sobre o procedimento concursal para a concessão da empresa de silos portuários, Silopor, iniciado em 2008, foi hoje divulgado.

"É necessário perceber qual o futuro da concessão da Silopor, não só tendo em conta a dívida da empresa ao Estado mas sobretudo tendo em conta o encaixe previsto já para 2014 com a concessão e o incumprimento pela ETE do procedimento concursal", diz o requerimento apresentado há uma semana à Presidente da Assembleia da República pelos deputados socialistas.

Os parlamentares formalizaram quatro questões para o ministro da Economia para saber se existe alternativa ao incumprimento da entidade a quem foi atribuída a adjudicação, a ETE, se o Governo vai iniciar outro concurso ou se vai avaliar a possibilidade de uma negociação e posterior adjudicação direta a eventuais interessados.

Os deputados pretendem ainda saber se o Governo vai averiguar as "irregularidades denunciadas pelo Sindicato" no funcionamento da empresa pública.

"Tratando-se de uma empresa pública, é dever do Estado acompanhar com zelo e diligência esta matéria e, inclusive, averiguar se estas denúncias são fundamentadas, agindo, se for caso disso, em concordância com as eventuais irregularidades verificadas", é defendido no requerimento.

O Governo decretou em 2001 a dissolução da Silopor e a concessão da exploração da sua atividade em regime de serviço público a operadores privados.

Os silos de Leixões foram adjudicados em 2005, continuando em aberto o concurso para os terminais do Beato e Trafaria e para os silos de Vale de Figueira, que foram abertos só em 2008.

Desde então o concurso tem sido repetidamente adiado por motivos formais e procedimentais e devido a processos judiciais, alguns ainda por terminar.

RRA// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Presidenciais. Seguro e Ventura marcam lugar na segunda volta em noite de derrota pesada para Marques Mendes

António José Seguro e André Ventura foram os vencedores da primeira volta das presidenciais de domingo, marcando presença na disputa de 08 de fevereiro, numa eleição em que Luís Marques Mendes registou para o PSD o pior resultado de sempre em atos eleitorais.

Presidenciais. Pedro Duarte manifesta apoio a António José Seguro na segunda volta

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte, manifestou o seu apoio pessoal ao candidato a Belém António José Seguro na segunda volta das presidenciais no dia 8 de fevereiro.

Presidenciais. Votos nulos superaram os votos em branco pela primeira vez

Pela primeira vez em presidenciais desde o 25 de Abril, o voto nulo superou o voto em branco, numas eleições em que os boletins tiveram o maior número de candidatos de sempre e três nomes que não foram aprovados.