Terreno para urbanização em Aveiro em hasta pública por três milhões de euros

Terreno para urbanização em Aveiro em hasta pública por três milhões de euros
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Aveiro aprovou esta quinta-feira na sua reunião pública a venda em hasta pública, pelo valor base de três milhões de euros, de uma parcela de terreno junto ao antigo Centro de Saúde Mental de São Bernardo para urbanização.

Em causa está a alienação de uma parcela de terreno afeta ao domínio privado do município, localizada na Rua das Cilhas, com o valor base de 3.084.600 euros, para a oferta de habitação a custos controlados (cerca de 120 fogos) e de sete moradias unifamiliares.

Segundo a autarquia, as respetivas operações urbanísticas “promoverão ainda a estruturação urbana, estimulando também o investimento nos terrenos adjacentes a este e que se encontram expectantes”.

Na mesma reunião, foi ainda aprovado o estudo urbanístico das Cilhas, em São Bernardo, no terreno imediatamente a nascente do antigo Centro de Saúde Mental, de forma a estruturar todo o espaço para que “acomodasse conceitos atuais de urbanidade”, ocupando um "vazio urbano", com cerca de sete hectares.

“O desenho urbano traduz-se, fundamentalmente, numa organização regular de conjuntos de habitação multifamiliar para habitação a custos controlados, e algumas moradias, promovendo o aparecimento de espaços verdes e equipamento desportivo que estão pensados a uma escala mais abrangente, enquadrados numa estrutura verde que promova a ligação/articulação com os equipamentos e corredores ecológicos a norte da área de estudo”, refere a autarquia.

O estudo preconiza, ainda, alterações no sistema viário, nomeadamente, o cruzamento da estrada de São Bernardo, integrando soluções de viragens à esquerda, garantindo melhor segurança e fluidez.

Foi, igualmente, repensada a rotunda no topo sul da Rua das Cilhas, considerando as vias existentes e incorporando a via que resultará do prolongamento da operação de loteamento.

+ notícias: Norte

PJ faz buscas na Câmara de Aveiro por suspeitas de prevaricação e violação urbanística

A Polícia Judiciária (PJ) realizou esta sexta-feira buscas na Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de uma investigação sobre a eventual prática de crimes de prevaricação e violação de regras urbanísticas.

Câmara de Gaia com orçamento de 328 milhões de euros para este ano

O orçamento da Câmara de Vila Nova de Gaia para este ano é de 328,715 milhões de euros, mais 43,9 milhões de euros face ao de 2025, segundo documento a que a Lusa teve acesso.

Câmara de Matosinhos aprova por maioria aumento de tarifa da água para 2026

A Câmara de Matosinhos aprovou, por maioria, o novo tarifário da água para este ano, que para consumos domésticos aumenta entre 1,36% e 2,54%, revelaram vereadores da oposição social-democrata e do Chega.