Narrativa de Moreira na Europa ganha força e autarca admite: “É um projeto que me atrai”

Narrativa de Moreira na Europa ganha força e autarca admite: “É um projeto que me atrai”
Pedro Benjamim/ Porto Canal
| Porto
João Nogueira

Com o mandato de Moreira na Câmara do Porto a chegar ao fim, levantam-se cenários, nos últimos meses, daquele que pode vir a ser o futuro do autarca portuense. Entre as possibilidades, destaque para uma: Rui Moreira como cabeça de lista da AD nas europeias. O nome tem sido cada vez mais mencionado e a narrativa ganhou agora mais força depois de Marques Mendes avançar, este domingo, que a decisão já foi fechada e com o próprio Rui Moreira a assumir “interesse” no cargo.

“Confesso, sem rebuço que é um projeto que, de alguma maneira, me atrai”. As palavras são do próprio presidente da Câmara do Porto no seu comentário habitual na CNN Portugal.

O ciclo autárquico do Porto aproxima-se do fim e a lei de limitação de mandatos impede Rui Moreira de ser candidato ao Porto em 2025. E ao longo dos últimos meses vários cenários têm sido desenhados quanto ao futuro do autarca, desde logo a possibilidade de assumir um alto cargo na EDP, noticiada pelo Porto Canal em janeiro.

Mas a narrativa mais recente, e a que ganha cada vez mais força nas últimas semanas, é a de que Moreira será o candidato da AD às eleições europeias, dia 9 de junho.

E parece mesmo que tudo está alinhado para decorrer dessa forma. Na noite deste domingo, Luís Marques Mendes anunciou no seu comentário habitual na SIC que Rui Moreira é mesmo o nome escolhido para a lista da AD.

Pouco depois, Rui Moreira admitiu, no seu comentário habitual na CNN Portugal, que a Europa é um projeto que o atrai, apesar de não ter recebido qualquer “convite formal” de Luís Montenegro.

O portuense afirmou que grande parte dos seus objetivos, entre eles ser presidente do município da própria cidade, “estão na sua grande maioria, ou concretizados, ou numa fase de maturidade” que lhe permitem “olhar para o futuro e pensar naquilo que devo fazer”.

“Confesso também, sem rebuço que é um projeto que, de alguma maneira, me atrai”, admitiu o edil.

“A questão da Europa é uma coisa que me interessa e que principalmente me preocupa. Todos temos de nos preocupar com a Europa e com o projeto europeu. O projeto europeu foi o grande projeto do século XX para os europeus depois de duas guerras devastadoras. Neste momento precisamos de lutar pela Europa que queremos. Uma Europa que está ameaçada por guerras. E por isso, confesso também, sem rebuço que é um projeto que, de alguma maneira, me atrai“, referiu Rui Moreira.

+ notícias: Porto

Porto vive noite de violência com ataques a migrantes

Vários migrantes foram alvo de ataques na cidade do Porto, na noite de quinta e durante a madrugada de sexta-feira. De acordo com uma publicação da página ‘habitacaohoje’, na rede social Instagram, quatro imigrantes foram atacados no Campo 24 de Agosto por oito encapuzados, no dia 2 de maio.

Viveiro Municipal do Porto. As plantas da cidade nascem aqui

Tudo começa num pequeno canto de uma quinta, no lugar de Azevedo, em Campanhã, onde são selecionadas e guardadas inúmeras sementes de flores, que vão embelezar a cidade. A sementeira do Porto fica numa quinta com 70 mil metros quadrados, que alberga várias espécies de plantas e árvores para serem plantadas na cidade.

Montenegro condena “ataques racistas” em noite violenta no Porto

O primeiro-ministro Luís Montenegro condenou “veementemente” os ataques a migrantes que aconteceram na noite de quinta e madrugada de sexta-feira no Porto.