FC Porto (Youth League): O trajeto dos jovens “Dragões” até ao topo da Europa

FC Porto (Youth League): O trajeto dos jovens “Dragões” até ao topo da Europa
| Desporto
Porto Canal

A equipa de Sub-19 do FC Porto mediu forças com Barcelona, Shakhtar Donetsk, AZ Alkmaar e Antuérpia na fase de grupos da UEFA Youth League, uma competição criada na temporada 2013/2014 e que coloca em campo os “craques” da formação dos melhores clubes da Europa. Superados os “tubarões”, no caminho para a final da prova europeia, os “Dragões” vão, esta sexta-feira, tentar ultrapassar o AC Milan, o sétimo classificado do campeonato italiano de Sub-19.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O FC Porto arrancou a etapa inaugural com uma vitória expressiva por 4-1 frente ao Shakhtar, que foi confirmada na segunda volta por 2-0. No duelo com os catalães, os portistas perderam 2-0 em casa, mas deram a volta em La Masia ao se imporem perante o Barcelona por 4-0.

Frente ao Antuérpia, os ‘azuis e brancos’ confirmaram o apuramento com dois resultados positivos, 4-1 fora e de 3-1 em casa. O FC Porto foi considerada a melhor equipa da fase de grupos da Youth League, somando 15 pontos, tantos quanto o Barcelona, mas com vantagem no confronto direto. Além disso, a equipa obteve o melhor ataque nos primeiros jogos ao marcar 17 golos, menos um do que o Copenhaga.

Os oitavos de final foram disputados com o campeão em título, AZ Alkmaar, que levava 16 vitórias consecutivas até então. Nos Países Baixos, os jovens comandados pelo treinador português Nuno Capucho sofreram uma derrota. Mas, em Pedroso, bateram os neerlandeses por 4-3 nas grandes penalidades. O Guarda-Redes, Diogo Fernandes, foi eleito o ‘heroi’ da partida ao defender dois penáltis.

Na jornada seguinte, o FC Porto voltou a confrontar o Mainz, na Alemanha, onde já tinham caído dois clubes: Barcelona e Manchester City. Uma colocação de luxo, com uma vitória por 4-1, lançou os jovens ‘Dragões’ entre os quartos melhores clubes da Europa e a caminho das meias-finais, onde vão jogar com o AC Milan.

O FC Porto já tinha defrontado o clube italiano na 3ª jornada da UEFA Youth League na temporada 2021/2022, com vitórias nos dois ‘duelos’. O adversário das meias-finais chega a Nyon, na Suíça, depois de eliminar o SC Braga e o Real Madrid.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Diogo Costa, Pepe e Francisco Conceição convocados para o Euro 2024

FC Porto empresta três atletas à seleção portuguesa

FC Porto (Sub-17): Mora e Varela já faturam no Euro

Martim Cunha, lateral esquerdo do FC Porto, também foi titular no Portugal 2-1 Espanha.