Angeles admite retirar empresa da bolsa se obtiver 90% das acções

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 ago (Lusa) -- O grupo mexicano Angeles admite retirar a Espírito Santo Saúde (ESS) da bolsa se conseguir mais de 90% do capital da empresa portuguesa, lançando uma oferta potestativa sobre as restantes ações.

Segundo o anúncio preliminar de lançamento da OPA, publicado hoje no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), caso a empresa a designar pelo grupo para a aquisição da ESS "venha a deter ações que ultrapassem 90% dos direitos de voto correspondentes ao capital social" da empresa portuguesa, o Angeles admite recorrer ao "mecanismo de aquisição potestativa, o que implicará a imediata exclusão da negociação" em bolsa.

Nessa situação, a negociação ficará vedada a sua readmissão por um prazo de dois anos.

Por outro lado, o Angeles admite ainda requerer a perda da qualidade de sociedade aberta da ESS, caso obtenha ações que ultrapassem os 90% dos direitos de voto.

O grupo mexicano lançou hoje uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) voluntária sobre o capital da ESS, oferecendo 4,30 euros por cada ação, acima do valor de mercado. Os 4,30 euros que a Angeles oferece por cada ação da ESS incorporam um prémio de 9% face ao preço atual dos títulos. Contas feitas, avaliam a empresa em 410,8 milhões de euros.

Os títulos ESS seguiam hoje a negociar no valor mais alto de sempre, nos 3,943 euros, antes de serem suspensos pelo supervisor, que aguardava informações para divulgação ao mercado, quando o Diário Económico já avançava o lançamento da OPA.

Segundo o anúncio preliminar de lançamento da OPA, a oferta do grupo mexicano Angeles "é geral e voluntária" e prevê adquirir a "totalidade das ações do capital social" da ESS.

A ESS é atualmente detida maioritariamente pela Rioforte, empresa do Grupo Espírito Santo (GES), e é dona, entre outros ativos, do Hospital da Luz, em Lisboa, e gere, em regime de Parceria Público-Privada, o Hospital de Loures.

No final de maio, a ESS anunciou que o seu lucro quase duplicou em termos homólogos no primeiro trimestre do ano, para 4,6 milhões de euros.

"A Espírito Santo Saúde - SGPS, SA, Sociedade Aberta, é responsável pela definição e implementação da estratégia de desenvolvimento do GES nas áreas de prestação de cuidados de saúde e de oferta residencial vocacionada para a população sénior", lê-se no seu sítio na internet.

SP (MSF/CSJ/DN) // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.