Conta do Chega no Facebook bloqueada durante 10 anos
Porto Canal
O partido Chega vai ter a sua conta oficial no Facebook “restringida” durante 10 anos, ação motivada pelo desrespeito pelos padrões de comunidade, informação confirmada por um comunicado do partido a qual o Porto Canal teve acesso. André Ventura já reagiu a esta sanção, acusando a plataforma de “censura política” e revelando que vai levar o caso à justiça.
Ver esta publicação no Instagram
"A tua conta está restringida durante 3649 dias. A atividade da tua conta desrespeitou os nossos Padrões de Comunidade. Portanto, não podes executar uma ou várias ações habituais". É esta a mensagem que estará a ser exibida aos administradores da página da rede social do partido que é agora a terceira força política da assembleia da república.
O partido liderado por André Ventura não demorou a reagir, afirmando que vai avançar com "a maior ação de sempre em Portugal contra a Meta" e "chamar os responsáveis ao Parlamento".
De acordo com o jornal Observador, a decisão deve-se à publicação recente de uma notícia relacionada com a comunidade cigana. O vídeo, intitulado de “Até quando vamos aceitar esta impunidade?”, conta com uma intervenção de Ventura, no Parlamento, enquanto vão sendo mostradas imagens de um grupo que assume ter agredido e rapado o cabelo a uma mulher de forma a lhe poder retirar duas crianças que se encontravam à sua guarda.
No vídeo que estará na origem deste bloqueio, o líder do Chega fala de uma “impunidade brutal” para com “a comunidade cigana tem em Portugal”, realçando que “só há um partido capaz de dizer a verdade”.
O Observador avança também que a conta de facebook do próprio André Ventura também se encontra com restrições desde dezembro, o que impede o deputado de publicar na sua conta, limitando-se a partilhar conteúdos difundidos pela página do partido, algo que deixará agora de ter oportunidade de fazer.