O que pensam os matosinhenses sobre os novos 771 lugares de estacionamento pago?

O que pensam os matosinhenses sobre os novos 771 lugares de estacionamento pago?
| Norte
Porto Canal

A implementação de mais 771 lugares de estacionamento pagos, conforme inicialmente planeado pela Câmara de Matosinhos para começar no dia 1 de abril, foi adiada. A medida de criar mais vagas de estacionamento pagas só irá avançar depois da disponibilização de um parque de estacionamento gratuito com cerca de 400 lugares.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

A extensão da Zona de Estacionamento de Duração Limitada (ZEDL) deveria ter sido implementada a partir do dia 1 de abril. No entanto, por enquanto, isso ainda não ocorreu e não há uma data definida para sua implementação.

A Câmara Municipal de Matosinhos considera agora essencial fornecer alternativas gratuitas, especialmente para os trabalhadores da área, e por essa razão, encontra-se em debate a proposta de disponibilizar um parque de estacionamento gratuito na região sul da cidade.

O local em questão é o estacionamento atualmente situado no antigo centro de vacinação, localizado na Avenida D. Afonso Henriques, que tem capacidade para aproximadamente 400 veículos. O espaço ainda aguarda pelas intervenções necessárias, uma vez que estas só deverão iniciar-se após o fim da Queima das Fitas.

A maioria dos residentes e comerciantes ouvidos pelo Porto Canal discordam do futuro critério e acreditam que vai impactar negativamente os negócios locais, assim como as pessoas que vêm em lazer.

Relativamente ao novo parque gratuito, os matosinhenses referem que “provavelmente não vai servir para todas as pessoas”, já que o antigo centro de vacinação “fica um bocadinho longe” e não irá colmatar todos os lugares que brevemente serão pagos.

De recordar que a medida prevê a criação de zonas de estacionamento pagas na via pública, em 14 ruas junto à marginal de Matosinhos. Por exemplo, a Avenida General Norton de Matos, em frente à praia de Matosinhos, terá 77 novos lugares pagos. No total, serão criados 711 lugares para além dos 1140 já existentes.

+ notícias: Norte

Três anos do fecho da Refinaria de Matosinhos. Da revolta dos trabalhadores à incerteza do futuro dos terrenos

A Galp desligou a última unidade de produção da refinaria de Matosinhos a 30 de abril de 2021, na sequência da decisão de concentrar as operações em Sines. Três anos depois, os terrenos da antiga unidade de Leça da Palmeira estão a ser intervencionados num processo de longa data que remonta a 2020, quando foi anunciada a “descontinuação das operações de produção”.

Três distritos do Norte sob aviso amarelo devido à queda de neve

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de dois para cinco os distritos sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve a partir desta terça-feira até quinta-feira.

Acidente entre dois carros e carrinha do pão obrigou ao corte da EN105 em Guimarães

Um acidente às primeiras horas desta manhã entre dois automóveis e uma carrinha de transporte de pão obrigou ao corte da Estrada Nacional 105, em Lordelo, Guimarães, confirmou fonte da Proteção Civil ao Porto Canal.