Alta velocidade também vai ter paragem em Ponte de Lima

Alta velocidade também vai ter paragem em Ponte de Lima
| Norte
Porto Canal

O traçado da Alta Velocidade entre o Porto e Vigo vai ter um total de seis estações. Até agora eram conhecidas cinco, divulgadas pela Infraestruturas de Portugal. Mas no caderno de encargos relativo aos estudos ambientais da ligação Braga-Valença, consta mais uma paragem em Ponte de Lima.

A futura linha do TGV entre Campanhã e Vigo vai reduzir o tempo do trajeto para cerca de uma hora, quando atualmente, esta viagem faz-se atualmente em 2h22.

Tal como avança o jornal Negócios, a Infraestruturas de Portugal já adjudicou os estudos de impacto ambiental dos troços Porto-Braga e Braga-Valença. E além das cinco estações anunciadas pela IP, o caderno de encargos publicado no portal Base, dá conta de mais uma paragem no traçado, em Ponte de Lima.

Passam a ser seis estações, cinco delas em território nacional, e numa extensão total de 143 quilómetros.

Velocidade máxima de 250 quilómetros por hora

Ainda segundo o caderno de encargos, a nova ligação vai permitir que os veículos possam atingir os 250 quilómetros por hora.

O traçado vai ser construído faseadamente e estima-se que os trabalhos arranquem primeiro no troço entre Braga e Valença, como previsto no Plano Nacional de Investimento 2030.

A linha é dedicada ao transporte de passageiros, mas um dos cenários em cima da mesa para a estação de Valença é a adaptação do seu layout para “acomodar tráfegos de alta velocidade convencional e de mercadorias”.

+ notícias: Norte

Câmara de Gaia solicita empréstimo de 18,5 milhões para investir em novas instalações municipais

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai pedir um empréstimo de 18,5 milhões de euros para investir em projetos, incluindo novas instalações da polícia municipal, compra de piscinas privadas e requalificação de escolas, avança o JN.

Temporais de inverno destroem passadiços e dunas a Norte

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) registou danos nas dunas, passadiços e outras estruturas no litoral nas zonas de Esposende e Ovar. As intervenções vão arrancar este ano e o preenchimento das praias com areia para conter a erosão costeira poderá custar milhões de euros.

Aprovado curso de Medicina na Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro (UA) foi autorizada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a abrir um mestrado integrado em Medicina, depois de uma primeira candidatura ter sido recusada, informou esta sexta-feira fonte da academia.