Chuvas intensas da depressão Nelson deixaram barragens em Portugal no limite da sua capacidade

Chuvas intensas da depressão Nelson deixaram barragens em Portugal no limite da sua capacidade
Lusa
| País
Porto Canal

A passagem da tempestade 'Nelson' durante a semana da Páscoa trouxe consigo chuvas torrenciais que resultaram num aumento significativo no volume das barragens em território nacional. De acordo com os dados mais recentes, e segundo avança o Correio da Manhã, o volume médio das 80 barragens monitoradas subiu de 86,4% para 89% em apenas uma semana, sendo que 16 destas encontram-se completamente cheias, operando a 100%. Por outro lado, apenas quatro barragens registam um volume inferior a 40%. 

No Algarve, a situação alcançou um marco positivo, com a região finalmente a sair de um estado alerta em termos de reservas de água por bacias hidrográficas, graças aos ganhos obtidos nas barragens durante este período.

No Alentejo, destaca-se a barragem do Alqueva, que atingiu esta terça-feira um volume de 3942 metros hm3, correspondente a 95% da sua capacidade total, estando apenas a 55 centímetros de atingir a capacidade máxima pela primeira vez em uma década.

Seguindo-se a estas, a bacia hidrográfica de Castelo de Bode, localizada no rio Zêzere, registou 96% da sua capacidade, enquanto a do Baixo Sabo, afluente do rio Douro, detém a terceira maior albufeira do paíse apresenta uma capacidade de 94%.

Com as previsões de mais chuva até segunda-feira, os agricultores algarvios estão a apelar ao Governo para que alivie as restrições ao uso da água na agricultura, impostas devido à prolongada seca que afetou a região.

+ notícias: País

Sindicato diz que há 160 professores impedidos de trabalhar no próximo ano

A Federação Nacional da Educação (FNE) diz que há 160 professores que tinham de vincular este ano e concorreram para todo o país, mas não ficaram colocados e estão impedidos de dar aulas no próximo ano letivo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.