Lamego vai oferecer cuidados veterinários a famílias carenciadas

Lamego vai oferecer cuidados veterinários a famílias carenciadas
| Norte
Porto Canal/Agências

As famílias carenciadas do concelho de Lamego que tenham animais de companhia passam a dispor de cuidados veterinários gratuitos, anunciou esta segunda-feira, num comunicado, a Câmara Municipal daquela cidade.

“Num contexto de dificuldades económicas, as famílias deixam, muitas vezes, de ter capacidade para garantir bens e serviços de primeira necessidade aos seus animais, nomeadamente os tratamentos médico-veterinários”, afirma executivo municipal.

Na nota de imprensa, a Cêmara, liderado por Francisco Lopes, considera que essas “dificuldades económicas muito contribuem para o crescimento do abandono animal”.

Nesse sentido, a Câmara Municipal de Lamego, no norte do distrito de Viseu, deu início ao projeto que integra o Regulamento Municipal de Promoção do Bem-Estar Animal, que contempla outras medidas.

Assim, “as famílias carenciadas do concelho de Lamego com animais de companhia têm agora direito a cuidados veterinários gratuitos”, bastando, para isso, preencherem um formulário para se candidatarem ao apoio.

Além disso, é necessário o envio de documentos como a última declaração de IRS e respetiva nota de liquidação, fotocópia do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão e comprovativo de residência.

Para o email parque.biologico@cm-lamego.pt deverá também ser enviado o comprovativo da identificação bancária (IBAN) e a fatura associada à despesa veterinária.

“O Plano de Bem-Estar Animal do Município de Lamego tem em vigor um conjunto de iniciativas que visa apoiar as famílias mais desfavorecidas para que possam assegurar os cuidados de saúde aos seus animais, combater o abandono e promover a adoção responsável”, acrescenta.

+ notícias: Norte

Silva Tiago recandidata-se a um terceiro mandato na Maia pela coligação PSD/CDS-PP

O presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, adiantou esta sexta-feira que se recandidata a um terceiro e último mandato pela coligação PSD/CDS-PP nas eleições de outubro focado em acelerar a construção de novas habitações.

Banhos desaconselhados nas praias Angeiras Norte e Labruge em Matosinhos e Vila do Conde

Os banhos nas praias de Angeiras Norte, em Matosinhos, e Labruge, em Vila do Conde, ambos concelhos do distrito do Porto, estão desaconselhados desde esta sexta-feira devido a descargas no rio Onda, revelou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Espinho com praia de Silvalde desaconselhada a banhos

A praia de Silvalde, no município de Espinho, está desaconselhada a banhos desde quinta-feira, devido a contaminação microbiológica da água, revela esta sexta-feira a APA - Agência Portuguesa do Ambiente.