Programa Regressar já fez voltar a casa quase 25 mil emigrantes

Programa Regressar já fez voltar a casa quase 25 mil emigrantes
| País
Porto Canal

O Programa Regressar encontra-se em vigor já há cinco anos, e dá desconto de 50% nos impostos sobre o trabalho. A maioria a usufruir do apoio, é jovem e vem maioritariamente da Suíça, França ou Reino Unido e a procura continua a aumentar.

De acordo com o Jornal de Notícias, o Programa Regressar já deu benefícios fiscais a quase 25 mil emigrantes que voltaram de forma definitiva para Portugal desde 2019. O recurso ao programa de apoio aumenta cada vez mais e a maioria vem da Suíça, da França ou do Reino Unido, tendo saído no período da troika.

O programa já conta com o regresso de 24 5000 emigrantes desde 1 de janeiro de 2019, que com a tomada de decisão de voltarem, beneficiam de um desconto de 50% nos impostos sobre rendimentos do trabalho durante cinco anos.

A Suíça, a França e o Reino Unido são, por ordem, os países de onde mais regressam os emigrantes portugueses. Depois, em menor número, estão o Brasil, Venezuela, Alemanha, Angola, Espanha, Luxemburgo, Bélgica e Estados Unidos, citado pelo jornal.

“O maior número de regressos verifica-se em países com melhores vencimentos do que os nossos, porque a vida lá também não está fácil”, constata José Albano Marques, diretor-executivo do Regressar.

O responsável revela ao jornal que “na maior parte dos casos regressam para as origens, ou seja, têm uma habitação própria ou regressam para uma casa da família”.

+ notícias: País

Rui Rocha diz que imigração é necessária para o país mas deve ser regulada

O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, afirmou que a imigração é necessária para Portugal, nomeadamente para colmatar a falta de mão-de-obra, mas deve ser regulada, em defesa dos interesses quer dos imigrantes, quer do país.

Pesca de bacalhau em zona junto ao Canadá reabre após 32 anos, anuncia ministro

O ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, anunciou a reabertura, após 32 anos, de uma zona pesca de bacalhau junto ao Canadá, e garante que os dados científicos atuais contrariam a proposta de corte no goraz.

Receitas de bilheteira dos espetáculos ao vivo em 2023 batem recorde de 2022

As receitas de bilheteira dos espetáculos ao vivo renderam quase 190 milhões de euros no ano passado, mais 28,5% do que em 2022, ano que já atingira o maior valor desde 1979, graças principalmente ao aumento da procura.