FC Porto (Basquetebol): Mira afinada e apontada a Gondomar. Crónica de jogo

FC Porto (Basquetebol): Mira afinada e apontada a Gondomar. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães (91-84) e vai disputar a final 6 da Taça Hugo dos Santos.

O Dragão Arena compôs-se de adeptos, o FC Porto venceu o Vitória de Guimarães (91-84) na última jornada do grupo B da Taça Hugo dos Santos e confirmou o apuramento para a Final 6, que vai decorrer de 3 a 5 de maio no Multiusos de Gondomar. Os portistas vão defrontar Ovarense, Póvoa ou Esgueira, que vão fechar a prestação na etapa inaugural da prova neste sábado. Cleveland Melvin (29) e Cat Barber (24) foram os jogadores em maior destaque no encontro.

Os vimaranenses entraram melhor num período inaugural que se caraterizou por altos e baixos de parte a parte. O adversário esteve a liderar por 7-2, os Dragões deram a volta e conseguiram oito pontos de vantagem (15-7), que se desvaneceram (15-18) rapidamente. Ainda assim, saíram na frente ao cabo de 10 minutos (21-20). Um segundo período mais desinspirado dos homens de Fernando Sá fez com que os vencedores da Taça de Portugal saíssem para os balneários com menos 12 pontos do que o adversário (40-52).

Em apenas metade do terceiro período, os portistas marcaram quase tantos pontos como no segundo quarto e conseguiram encostar ao Vitória de Guimarães no resultado (58-59). Um minuto depois, a vantagem já era azul e branca (63-61).

Os da Invicta arrancaram o derradeiro quarto com quatro pontos à maior (71-67) e, perante a pobre concretização de ambos os lados, chegaram aos últimos três minutos com uma diferença semelhante (81-76). Os azuis e brancos entraram nos decisivos 60 segundos com dois pontos de vantagem (84-82), aliaram toda a experiência à já conhecida qualidade e, depois de na linha de lances livres Miguel Queiroz ter convertido dois em dois, Cleveland Melvin sentenciou o desfecho final com um triplo fabuloso e um afundanço com grande estilo (91-84).

“A grande diferença foi entre o que fizemos no segundo período e depois na segunda parte. Sofremos 52 pontos na primeira parte e 32 na segunda. Conseguimos boas soluções ofensivas, apesar de termos demorado a adaptar-nos. Estou muito feliz por termos aqui 1300 pessoas a uma sexta-feira à noite a ver um jogo de basquetebol, é fantástico. Nesta competição, não há favoritos. Quem estiver mais determinado e conseguir fazer bons jogos consecutivos, vai vencer”, referiu Fernando Sá no final da partida.

No próximo domingo (15h00, Porto Canal/FC Porto TV), o líder do campeonato recebe o Galomar na 19.ª jornada.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-VITÓRIA DE GUIMARÃES, 91-84
Taça Hugo dos Santos, grupo B, 5.ª jornada
29 de março de 2024
Dragão Arena

Árbitros: Paulo Marques, Jorge Cabral e Rui Fonseca

FC PORTO: Cleveland Melvin (29), Miguel Queiroz (8), Cat Barber (24), Tanner Omlid (2) e Charlon Kloof (8)
Suplentes: Miguel Maria (5), João Guerreiro (2), Apolo Caetano, Luís Silva, Nuno Sá (11), Phil Fayne e Ricardo Monteiro (2)
Treinador: Fernando Sá

VITÓRIA SC: Lloyd Bryan Jr (12), Cornelius Hudson (23), Caleb Catto (8), Ferran Ventura (9) e Dzmitry Ryuny (2)
Suplentes: Bruno Araújo, Larry Kuimi (8), Luís Pereira (2), Pedro Pinto (11), Pedro Bastos (9), Guilherme Ferreira e Tiago Almeida
Treinador: Miguel Miranda

Ao intervalo: 40-52
Parciais: 21-20; 19-32; 31-15; 20-17

+ notícias: Desporto

“Ontem tivemos uma noite histórica”. A mensagem de André Villas-Boas

Depois das declarações na sede de campanha no final da noite deste sábado, André Villas-Boas, presidente eleito da direção do FC Porto, reagiu também este domingo às eleições para os órgãos sociais do clube para o quadriénio 2024-2028 através das redes sociais. “Ontem tivemos uma noite histórica”, realça.

FC Porto: Presidente da FPF felicita André Villas-Boas 

Fernando Gomes desejou “as maiores felicidades” ao novo presidente do FC Porto.

FC Porto (Hóquei em Patins): 19.ª Taça de Portugal a caminho do Dragão. Crónica de jogo 

Portistas bateram o Óquei de Barcelos por 3-2 na final da prova rainha.