Zé Domingos, o Spiderman de Leça que entrou na discussão pelo Puskas

Zé Domingos, o Spiderman de Leça que entrou na discussão pelo Puskas
| Porto
Alexandre Matos

O próximo prémio Puskas pode estar a caminho de Leça da Palmeira. No passado dia 24 de março, Zé Domingos recebeu a bola no peito dentro da área de costas para a baliza e teve um momento de inspiração provavelmente único na carreira. “O meu instinto foi dominar para cima e fazer o pontapé de bicicleta”, contou o jogador do Leça ao Porto Canal. O que se seguiu está a correr o mundo do futebol.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

“No momento, para ser sincero, não tinha noção do golo que tinha feito”, confessou o avançado, conhecido pelos adeptos do Leça como Spiderman. “Só quando vejo os meus colegas e a reação do público é que vi que tinha feito golo, mas não sabia que tinha sido ao ângulo. Só depois é que vi no vídeo”, contou Zé Domingos, sempre com um sorriso na cara.

“Não se faz um golo destes todos os dias, se calhar não vou fazer mais nenhum”. A verdade é que Zé Domingos tem marcado muitos mais golos na presente temporada, e este com especial importância para o clube.

O avançado garantiu na altura o primeiro golo numa vitória por 3-1 frente ao Candal. Os três pontos selaram a conquista da Série 1 da Divisão de Elite da AF Porto - a primeira distrital e quinta divisão do futebol português. Faltam ainda dois jogos para terminar a fase regular, mas o Leça FC já segurou o lugar na Fase de Subida ao Campeonato de Portugal num grupo a quatro com os dois melhores classificados de cada série.

Mas Zé Domingos diz-se mais preocupado com o que resta do campeonato do que com um possível prémio Puskas. “Agora é trabalhar para subir de divisão, não penso no Puskas. Era bom, mas não é um objetivo”.

Sobre a Fase de Subida, admite que vai ser muito difícil, e que “não há favoritos”. Neste momento, a única outra equipa já apurada é o Aliança de Gandra, que também já garantiu a conquista da Série 2. As outras duas vagas serão disputadas entre o Coimbrões e o Maia Lidador na Série 1 e o Alpendorada e o Vilarinho na segunda.

O avançado está a fazer a melhor época da carreira, mas revelou que esteve quase para dar um passo ao lado e afastar-se do futebol antes de começar a temporada. “O ano passado foi uma época difícil, e pensei em seguir a minha vida noutro ramo”. Mas foi o projeto do Leça FC que convenceu Zé Domingos, com o jogador a dar destaque especial ao papel do diretor desportivo, Miguel Salvador, nessa ação. “Foi a melhor opção da minha vida vir para o Leça”.

Conta já com dez golos e nove assistências esta época, quando o máximo que antes tinha conseguido eram quatro golos numa só temporada.

+ notícias: Porto

Mestrados da Faculdade de Economia da Universidade do Porto na dianteira da Europa

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto tem 11 dos seus programas de mestrado no topo do ranking internacional Best-Masters 2024 feito pela Eduniversal. Três dos mestrados estão mesmo dentro do top-10 nos respetivos rankings.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.