PS nega ter sido contactado pelo PSD sobre Presidente da Assembleia da República

PS nega ter sido contactado pelo PSD sobre Presidente da Assembleia da República
| Norte
Porto Canal/Agências

O líder parlamentar socialista afirmou esta terça-feira que o PS nunca foi contactado pelo PSD para um acordo sobre a presidência do parlamento e recusou antecipar o que fará, apesar de realçar que Francisco Assis “ganhou duas eleições”.

Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, Eurico Brilhante Dias salientou que o grupo parlamentar do PS “jamais, em momento algum, foi contactado por outro grupo parlamentar, em particular o grupo parlamentar do PSD, para fazer qualquer acordo quanto a um candidato a presidente da mesa da Assembleia da República”.

O líder parlamentar do PS referiu que os socialistas apresentaram as suas candidaturas para a mesa do parlamento - “um vice-presidente, um secretário e dois vice-secretários” - e inicialmente optaram por não indicar qualquer nome para a presidência porque havia “um acordo público entre a Aliança Democrática (AD) e o Chega”.

“Esse acordo público foi divulgado ainda ontem [segunda-feira] e hoje, devo dizer não sem surpresa, o senhor deputado Aguiar-Branco não foi eleito, numa rutura evidente do acordo das negociações entre a AD e o Chega”, frisou.

Foi apenas, prosseguiu, “perante a incerteza e pelo facto evidente de esse acordo ter soçobrado aos olhos dos portugueses que o PS apresentou um candidato”, Francisco Assis, que “ganhou duas votações”.

“Qualquer tentativa de envolver o PS nas negociações, nos acordos prévios, é uma tentativa que não respeita a verdade e aquilo que aconteceu no dia de ontem e no dia de hoje”, defendeu.

Questionado se o PS está aberto para negociações com o PSD, Brilhante Dias destacou apenas que as bancadas deram o acordo para que as candidaturas possam ser apresentadas até esta quarta-feira às 11h00, sendo depois votadas às 12h00.

Interrogado se o PS pretende manter a candidatura de Francisco Assis, o líder parlamentar socialista respondeu: “Eu não posso adiantar mais do que isto, sublinho apenas que o nosso camarada Francisco Assis ganhou duas eleições.”

O parlamento vai voltar a reunir-se na quarta-feira às 12h00 para uma nova votação para o cargo de presidente da Assembleia da República, após três tentativas falhadas esta terça-feira, podendo ser apresentadas candidaturas até às 11h00.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.