Violência, corrupção e falta de transparência: o passado do autarca de Cartaya

Violência, corrupção e falta de transparência: o passado do autarca de Cartaya
Manuel Barroso @facebook
| Desporto
Porto Canal

Manuel Barroso tem um percurso recheado de polémicas.

Cartaya é uma pequena cidade do Sul de Espanha que se tornou conhecida dos portugueses depois de o seu alcaide – o equivalente em Portugal a um presidente de câmara – ter acusado Sérgio Conceição de atos violentos no final de um torneio de benjamins em que se enfrentaram o FC Porto e o Sevilha. As imagens desmentem cabalmente a versão do político e esta não é a primeira vez que Manuel Barroso é notícia pelos piores motivos.

O primeiro caso remonta a 2018 e diz respeito a um conflito interno do Partido Popular espanhol. Um antigo militante acusou Manuel Barroso e o pai de o terem insultado e agredido à saída de um casino. De acordo com o autor do relato, o então vereador de Cartaya agarrou-o pelos colarinhos e disse-lhe: “Gostavas de ser parecido comigo”. A vítima respondeu que felizmente era bastante diferente e acabou agredida com um soco que o feriu no lábio superior. A mulher de Manuel Barroso interveio para tentar serenar os ânimos, o que motivou uma ameaça do atual alcaide: “Se olhas para a minha mulher, piso-te a cabeça”.

Dois anos depois foi tornado público o envolvimento de Barroso num caso de corrupção. Na sequência das eleições de 2015, perante a ausência de uma maioria na autarquia de Cartaya, representantes do Partido Socialista ofereceram a Barroso um emprego numa empresa pública e a promessa de negócios para a sua construtora em troca de apoio político. O candidato do Partido Popular, que tinha sido apenas o terceiro mais votado, não denunciou o suborno.

A carreira política de Manuel Barroso atingiu o auge em 2019, quando finalmente conseguiu ser eleito alcaide de Cartaya. As polémicas não tardaram em aparecer. Em junho de 2020, a imprensa noticiou que não cumprira a obrigação de divulgar publicamente os rendimentos que auferia. Barroso mantinha o Portal de Transparência desatualizado e por isso foi objeto de uma moção de censura apresentada pelo PSOE.

No passado domingo, Manuel Barroso foi o protagonista de agressões a Moisés Conceição, jogador de futebol do Leixões e filho de Sérgio Conceição, depois de um jogo de sub-9 que opôs o FC Porto ao Sevilha. O treinador azul e branco apresentou uma queixa-crime contra o autarca de Cartaya pelos atos de violência contra Moisés Conceição e anunciou que moveria outra ação por difamação na sequência das declarações de Barroso.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Bilhar): Pool feminino vence o título nacional

A equipa de pool do FC Porto foi a grande vencedora do Campeonato Nacional feminino depois de ter terminado a pole de atribuição do título no primeiro posto, suplantando o SC Braga, que se classificou em segundo lugar, e o Pool Master, que fechou o pódio.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.