Avenida D. Carlos I novamente encerrada devido à agitação marítima

Avenida D. Carlos I novamente encerrada devido à agitação marítima
| Norte
Porto Canal / Agências

A avenida D. Carlos I, na barra do Douro, no Porto, continua encerrada ao trânsito pedonal e automóvel, depois de ter sido interditada às 20h00 desta segunda-feira, devido ao agravamento das condições meteorológicas, anunciou esta segunda-feira a câmara municipal.

Numa publicação na sua página oficial, a autarquia esclarece que "por precaução e para salvaguarda da segurança de pessoas e bens" a circulação será impedida até que as condições meteorológicas permitam a reabertura ao trânsito.

Apesar das medidas de prevenção, da chuva e do vento forte, o espetáculo marítimo continua a atrair curiosos que, apesar do desconforto climatérico, permanecem na zona da Foz do Douro para observar a agitação marítima.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Está prevista uma reavaliação da situação durante quarta-feira, acrescenta a autarquia.

O serviço municipal de Proteção Civil alerta para o agravamento das condições meteorológicas a partir de terça-feira "com vento forte e agitação marítima forte".

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) foram emitidos avisos amarelos para o Porto devido ao vento forte, com rajadas até 85 quilómetros por hora, entre as 12h00 e 18h00, de terça e quarta-feira.

Quanto à agitação marítima, são previstas ondas de noroeste com cinco a sete metros, que podem atingir os 12 metros de altura máxima, "por essa razão, a cidade encontra-se com aviso laranja emitido" entre as 15h00 de terça-feira e as 9h00 de quarta-feira.

"Face às previsões do IPMA, é expectável o aumento do risco de galgamentos costeiros durante os períodos de preia-mar", alerta o município.

Com o agravamento das condições meteorológicas, a proteção civil municipal apela a que sejam respeitados os perímetros de segurança estabelecidos junto da orla costeira e nos acessos aos molhes e praias na Avenida D. Carlos I, Avenida Brasil e Avenida de Montevideu ou outros que venham a ser necessários.

A Câmara do Porto assegura que irá continuar a acompanhar a situação, “implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundindo os avisos julgados necessários”.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.