Reabilitação de Ilhas na Lomba a um passo de avançar: concurso da obra lançado por 4,6 milhões de euros

Reabilitação de Ilhas na Lomba a um passo de avançar: concurso da obra lançado por 4,6 milhões de euros
Porto Vivo, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto, E.M., S.A.
| Porto
Porto Canal

Está aberto o concurso público da empreitada de reabilitação das Ilhas da Lomba, no Bonfim, no Porto, por 4,6 milhões de euros. O prazo para a execução dos trabalhos é de 20 meses e podem ser apresentadas propostas até o dia 5 de maio. Da intervenção vão resultar 47 fogos e a conclusão está apontada para 2026.

As obras de reabilitação são um compromisso assumido pela Câmara do Porto desde 2021 e estão agora mais próximos de sair do papel. A aquisição total das casas foi concluída pela Câmara em fevereiro.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A vontade de oferecer uma solução digna a estas famílias foi expressa pela autarquia desde o final de 2021, e começou a tomar forma em novembro de 2022, com a assinatura de um protocolo entre a Porto Vivo, SRU e o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

Em declarações ao Porto Canal, o vereador do Urbanismo da autarquia portuense, Pedro Baganha, disse que este é um marco significativo, pois pela primeira vez em 150 anos não se fala em erradicar ilhas, mas sim em reabilitá-las.

O foco está na reabilitação de 47 habitações, correspondendo ao número de agregados familiares pré-existentes, com previsão de retorno dos moradores originais até 2026.

O projeto de reabilitação é assinado por Maria Souto Moura, Francisco Pina Cabral, Francisco Amoedo Pinto e Luís Vitorino Caleiro e prevê que o novo complexo disponha de 34 habitações de tipologia T1, 10 de tipologia T2 e três de tipologia T3.

+ notícias: Porto

Criminalidade violenta aumentou quase 5% no Porto, acompanhando tendência crescente no resto país

A criminalidade violenta e grave aumentou no ano passado na maioria dos distritos, sendo mais acentuada em Santarém, Leiria e Castelo Branco, revela o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), que destaca as descidas em Lisboa e Setúbal. No Porto o aumento chegou a quase 5%.

Filipe Araújo dispara contra deputado do PSD em momento de tensão na assembleia municipal: “Reles” e “sem categoria”

A Assembleia Municipal do Porto desta segunda-feira foi palco de um intenso momento de tensão entre o vice-presidente do município, Filipe Araújo, e o deputado do PSD Rodrigo Passos. O momento decorreu após a intervenção do deputado que questionou a utilização da associação Porto Digital para fins de pré-campanha eleitoral, bem como o uso indevido de fundos municipais. O deputado do PSD deixou em cima da mesa o pedido de uma auditoria aos contratos recentemente celebrados pela associação.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.