Aveiro vê rede de transportes públicos reforçada

Aveiro vê rede de transportes públicos reforçada
Transdev
| Norte
Porto Canal / Agências

Os transportes públicos em Aveiro vão aumentar significativamente, principalmente à noite e fins de semana, a partir de abril, com mais 160 horários, 50 novas paragens e dois novos autocarros para operar duas novas linhas urbanas, foi esta quarta-feira anunciado.

Segundo a operadora AveiroBus (Transdev), as duas novas linhas urbanas agora criadas – linha Centro Azul e linha Centro Verde – vão ter um total de 42 paragens e oferecer, cada uma, um total de 34 horários entre dias úteis e fins de semana.

Fonte da empresa concessionária do serviço público de transportes de passageiros (rodoviários e fluviais) referiu que todos os pontos de interesse do centro da cidade vão passar a ter uma oferta maior, estando garantida a passagem de um autocarro a cada 40 minutos nas paragens, durante a semana.

As linhas já existentes também vão ser reforçadas com 92 novos horários e oito novas paragens. Nestas linhas, o principal incremento será no período noturno, entre as 21:00 e as 24:00, e nos fins de semana, sendo que neste caso a oferta irá duplicar de volume.

Segundo o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, a criação destas duas novas linhas que irão percorrer o centro da cidade tem como objetivo diminuir o fluxo automóvel nas zonas mais centrais de Aveiro.

Para além disso, o autarca referiu que há uma aposta na melhoria das condições nas deslocações entre casa e o trabalho, com o aumento do número de carreiras no início e no final do dia.

Este reforço da oferta dos transportes representa um investimento de 250 mil euros por parte da Transdev, com a aquisição de dois novos veículos e a contratação de mais 14 motoristas, e um aumento em cerca de meio milhão de euros do valor pago anualmente pela Câmara, no âmbito de uma adenda ao contrato de concessão assinado com a empresa.

Nos dois primeiros dias da operação, 01 e 02 de abril, as viagens nas duas novas linhas urbanas serão gratuitas para que a população possa testar o serviço.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.