"Primavera chegou mais cedo" a Barcelos

"Primavera chegou mais cedo" a Barcelos
CM Barcelos
| Norte
Porto Canal

A Câmara de Barcelos divulgou os jardins adornados com flores sazonais, principalmente tulipas, que embelezarão a cidade durante a primavera e o verão.

“A Primavera chegou mais cedo a Barcelos. Obrigado a todos os que trabalham para embelezar a nossa cidade”, foi desta forma que a autarquia de Barcelos partilhou as imagens dos jardins.

Porto CanalPorto Canal

A cidade do ‘galo’ é reconhecida em todo o país devido à sua lendária competição de flores.

Segundo o jornal O Minho, a apanha das pétalas é levada a cabo pelas associações, e posteriomente, no cortejo das Festas das Cruzes, precisamente na primavera, as flores são lançadas sobre a assistência revestindo as ruas da cidade com um tapete de cor.

“A luta de flores constitui um momento simbólico que permite expor a tradição e a identidade cultural de cada freguesia a participar e do município em geral”, pode ler-se no portal da autarquia.

A origem remonta ao início do século XX e era, inicialmente, “uma parada agrícola em que os trabalhadores traziam as flores dos campos espalhando-as pela cidade num ato catártico de celebração da primavera”, citado pelo jornal.

A Festa das Cruzes é primeira grande romaria do Minho e este ano decorre de 30 de abril a 05 de maio.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.