Donos de lar ilegal detidos por trancarem idosos em Matosinhos

Donos de lar ilegal detidos por trancarem idosos em Matosinhos
| Norte
Porto Canal

Um casal foi preso sob suspeita de cometer maus-tratos e manter idosos em condições precárias numa arrecadação, em Matosinhos.

De acordo com o Jornal de Notícias, foram encontrados quatro idosos escondidos numa arrecadação de um lar ilegal, em Perafita, Matosinhos, numa tentativa de evitar a fiscalização realizada esta sexta-feira pela GNR e Segurança Social.Um casal foi detido sob suspeita de cometer maus-tratos e pode enfrentar acusações adicionais relacionadas ao sequestro dos idosos.

A moradia já tinha sido sinalizada, em 2020, como lar ilegal. Na altura, foram retirados dali os respetivos utentes e foi dada ordem de fecho imediato do lar, não licenciado. Porém, a proprietária da casa, de 43 anos, e o seu companheiro, de 56, não demoraram muito para acolher novos utentes. E uma segunda denúncia chegou, recentemente, às autoridades, citado pelo jornal.

Esta sexta feira pela manhã, membros da GNR do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas do Porto e funcionários da Segurança Social dirigiram-se ao lar ilegal em Perafita, porém, não receberam resposta ao bater à porta. Após contato telefónico, a proprietária afirmou não estar presente, mas comprometeu-se a mostrar a residência na tarde do mesmo dia. Entretanto, durante o horário do almoço, a proprietária informou que já tinha retornado ao local.

Segundo o jornal, quando os militares e técnicos entraram na moradia, encontraram apenas uma idosa acamada. No entanto, a presença de várias camas no local levantou suspeitas.

Posteriormente, foram encontrados três idosos sentados em cadeiras numa arrecadação, sozinhos e sem cuidados durante todo o período da inspeção, tendo sido encaminhados para lares certificados pela Segurança Social, enquanto os outros dois foram acolhidos por familiares que se dirigiram a Perafita durante a fiscalização para entender a situação, citado pelo jornal.

 

O casal foi detido sob suspeita de maus-tratos e passou a noite na prisão da GNR da Maia. Este sábado, um juiz do Tribunal de Instrução Criminal do Porto interrogou os acusados e decidiu libertá-los, com a condição de que se apresentem quinzenalmente às autoridades e proibiu-os de contactar as vítimas.

+ notícias: Norte

Duas pessoas hospitalizadas após serem atacadas por dois cães na própria habitação em Matosinhos

Duas pessoas tiveram de ser transportadas para o hospital, uma delas em estado grave, na tarde deste domingo, após serem atacadas por dois cães no interior da própria habitação, na Rua Óscar da Silva, em Leça da Palmeira, Matosinhos.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.