Região do Porto foi das mais afetadas pelo mau tempo

Região do Porto foi das mais afetadas pelo mau tempo
| País
Porto Canal / Agências

Portugal continental registou 349 ocorrências até às 21 horas desta sexta-feira devido ao mau tempo, com a Área Metropolitana do Porto e a Grande Lisboa a serem as regiões mais afetadas, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.

Entre as 00h00 e as 21h00 desta sexta-feira registaram-se 349 ocorrências, que afetaram especialmente a Área Metropolitana do Porto e a Grande Lisboa, referiu fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Entre as principais ocorrências estiveram quedas de árvores e estruturas, inundações e limpezas de via, acrescentou.

A mesma fonte apontou que não há registo de danos significativos ou vítimas devido ao mau tempo, explicando que nas últimas horas o número de ocorrências diminuiu em todo o país.

Num balanço anterior, fonte da ANEPC tinha assinalado à Lusa 171 ocorrências entre as 00h00 e as 17h00 desta sexta-feira.

A ANEPC avisou a população para tomar medidas preventivas devido ao agravamento das condições atmosféricas nas próximas 48 horas, com agitação marítima, vento e queda de neve.

Os distritos de Faro, Beja, Setúbal, Lisboa, Leiria, Aveiro e Coimbra estão sob aviso vermelho entre sábado e domingo devido à forte agitação marítima, com ondas que podem alcançar 14 metros de altura máxima, informou hoje o IPMA.

O IPMA colocou ainda no nível vermelho os distritos de Vila Real, Braga e Viana do Castelo devido à queda de neve a partir da meia-noite e até às 09h00 de sábado. Estes três distritos voltam a laranja entre as 09h00 de sábado e as 09h00 de domingo.

A partir das 21h00 de sexta-feira e até às 09h00 de domingo, o IPMA prevê também queda intensa de neve e colocou sob aviso laranja os distritos de Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco e sob aviso amarelo Porto, Aveiro e Coimbra.

A queda intensa de neve pode causar perturbações com acumulação e possível formação de gelo e provocar condicionamentos ou interdição de vias, danos em estruturas ou árvores e prejudicar os abastecimentos locais, alertou o IPMA.

Este sábado há aviso amarelo para vento forte em Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Santarém, Beja, Aveiro e Coimbra.

Atendendo à alteração das condições meteorológicas, a ANEPC pede cuidados redobrados na estrada, com piso rodoviário escorregadio devido à possibilidade de acumulação de gelo, geada e neve.

Alerta ainda para possíveis acidentes na orla costeira devido à forte agitação marítima, queda de ramos ou árvores, bem como de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia, além do desconforto térmico na população devido à descida acentuada da temperatura mínima.

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.