FC Porto (Basquetebol): Dez pontos na bagagem para a Turquia. Crónica de jogo
Porto Canal
FC Porto bateu o Bahçesehir (90-80), no Dragão Arena, e está em vantagem nos “quartos” da FIBA Europe Cup.
O FC Porto recebeu e venceu nesta quarta-feira o Bahçesehir (90-80), no Dragão Arena, na 1.ª mão dos quartos de final da FIBA Europe Cup. Os azuis e brancos vão assim viajar em vantagem para a Turquia, onde se disputa a 2.ª mão da eliminatória (quarta-feira, 13 de março, 16h00).
A entrada afirmativa do coletivo comandado por Fernando Sá resultou numa vantagem de seis pontos após o primeiro período (23-15), mas a diferença aumentou no caminho para o intervalo (42-32), muito por culpa da inspiração de Cleveland Melvin (14 pontos) e Anthony Barber (11 pontos). Na etapa complementar, os turcos até forçaram algumas aproximações, mas os Dragões mantiveram-se firmes e protagonizaram mais uma exibição de altíssimo nível. Cleveland Melvin (27 pontos), Aaron Harrison (19 pontos), Anthony Barber (16 pontos) e Charlon Kloof (12 pontos) foram as individualidades em maior destaque na equipa portista.
“Independentemente da vitória ou da derrota, deixa-me extremamente satisfeito ver a atitude desta equipa. Estivemos muito focados e não nos acanhámos nunca, é isso que nos leva a sonhar, pois não interessa quem nos aparece pela frente. O caráter destes jogadores faz com que estejam a um nível altíssimo nestes momentos. Sempre que eles e aproximaram, soubemos reagir”, afirmou o treinador Fernando Sá após a partida.
O FC Porto volta a entrar em campo no próximo sábado (15h00, RTP2), no Pavilhão Unidade Vimaranense, frente ao Vitória de Guimarães, em jogo da 17.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol.
FICHA DE JOGO
FC PORTO-BAHÇESEHIR, 90-80
FIBA Europe Cup, quartos de final, 1.ª mão
6 de março de 2024
Dragão Arena
Árbitros: Nicolas Maestre (França), Edgard Ceccarelli (França) e Javier Torres Sanchez (Espanha)
FC PORTO: Anthony Barber (16), Tanner Omlid (6), Aaron Harrison (19), Cleveland Melvin (27) e Miguel Queiroz (4)
Suplentes: Phil Fayne (6), Charlon Kloof (12), Nuno Sá, Ricardo Monteiro, João Guerreiro, Miguel Maria e Luís Silva
Treinador: Fernando Sá
BAHÇESEHIR: Tony Taylor (12), Berkay Candan, Muhammed Baygul (16), Phil Scrubb e Jerry Boutsiele (15)
Suplentes: Axel Bouteille (18), Tyler Cavanaugh (14), Egemen Guven, Egehan Arna (5), George Earl Kell, Can Mutaf e Arca
Treinador: Dejan Radonjic
Ao intervalo: 42-32
Parciais: 23-15; 19-17; 20-25; 28-23