Metrobus. Acesso da Avenida da Boavista à Rua António José da Costa vai estar interdito

Porto Canal
Com a construção da primeira fase do traçado do metrobus, o acesso da Avenida da Boavista à Rua António José da Costa estará interdito a partir de terça-feira e até 12 de abril. Desta forma, os automobilistas que tencionem dirigir-se a esta artéria terão de seguir pelas ruas António Cardoso e António Patrício.
À medida que as obras de construção da primeira fase do metrobus avançam, a Metro do Porto precisa de interditar vias, para a concretização do traçado do metroBus na Avenida da Boavista.
Desta vez, e tal como informa a empresa, o acesso à Rua António José da Costa pela Avenida da Boavista vai ficar interdito.
"Durante esta intervenção, será sempre possível aceder a garagens, habitações e estabelecimentos, bem como estacionar nos locais permitidos" naquela rua, informa a empresa. A mudança cinge-se ao acesso à rua através da avenida, forçando apenas os condutores a aceder à via pelo acesso sul, a partir da Rua António Patrício.
ℹ️ Devido às obras de construção do metroBus, o acesso da Avenida da Boavista à Rua António José da Costa fica interdito, a partir de amanhã, até 12 de abril.https://t.co/AQlyvQa8ic
— Metro do Porto (@MetrodoPorto) March 4, 2024
Outros condicionamentos
De recordar que, também no início da Avenida da Boavista, foram aplicadas alterações ao trânsito. Também até meio de abril, para quem circula no sentido ascendente da Avenida, o trânsito está a ser desviado para a rua de Agramonte no seu troço final, ou seja, perto da Rotunda da Boavista.
Já no sentido descente da Avenida da Boavista passam a ser usadas duas vias: a do lado Norte (onde o trânsito já circulava), “preferencialmente para os destinos Rua 15 de Novembro, rua Ofélia Diogo da Costa e acessos ao parque da Casa da Música”, mas também a do lado Sul (onde até aqui se circulava no sentido contrário), “para quem se dirige para a Rua de Agramonte, VCI, Foz e outros destinos”.
Obra concluída este ano
O novo serviço da Metro do Porto ligará a Casa da Música à Praça do Império (em 12 minutos) e à Anémona (em 17) em junho de 2024 com recurso a autocarros a hidrogénio, circulando em via dedicada na Avenida da Boavista e em convivência com os automóveis na Avenida Marechal Gomes da Costa.
De recordar que o metroBus está a ser construído em duas fases, e a primeira, que é a ligação entre a Casa da Música e a Praça do Império, deverá estar concluída até final de julho deste ano.