FC Porto: Clássico com pressão crónica

FC Porto: Clássico com pressão crónica
| Desporto
Porto Canal

FC Porto recebe o Benfica na 24.ª jornada da Liga (20h30).

Sérgio Conceição apresentou-se na conferência de imprensa “com tremeliques”, mas não estava em causa qualquer receio do adversário de hoje. O FC Porto é terceiro classificado da liga e recebe o Benfica (20h30, Sport TV), que é primeiro e tem mais sete pontos. A pressão é a de sempre e “faz parte”. “Se não há pressão eu crio-a”, explicou o treinador depois de uma noite com febre.

As bancadas do Estádio do Dragão estarão cheias para apoiar uma equipa em que ainda reinam as dúvidas. Evanilson e Galeno, os autores dos golos perante o Santa Clara que ditaram a qualificação para as meias-finais da Taça de Portugal, deixaram os Açores com problemas físicos e não é certo que recuperem. Taremi também não. Já Gonçalo Ribeiro, Iván Marcano e Zaidu são baixas confirmadas.

Pela frente estará um rival na máxima força. A contas com uma pubalgia, o lateral Juan Bernat, que esta época só participou em seis jogos, é o único indisponível. Em campo poderão apresentar-se, por isso, os principais destaques individuais do Benfica, como são os casos de Rafa (17 golos e 14 assistências esta época) e Di Maria (14 golos e 8 assistências).

O objetivo para esta noite é ganhar e encurtar a distância para a frente do campeonato, o que, segundo Sérgio Conceição, implicará um FC Porto “forte, no seu melhor, muito competente”. O treinador tem a esperança de que a equipa acabe o jogo com 11, uma vez que as expulsões têm tido um impacto relevante na história dos clássicos. Desde 2017/18, o histórico do FC Porto em jogos com o Benfica e o Sporting é muitíssimo favorável, mas as últimas quatro derrotas frente aos dois rivais têm em comum a circunstância de os Dragões terem terminado em inferioridade numérica. A arbitragem deste encontro estará a cargo de João Pinheiro e Tiago Martins.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Diogo Costa na convocatória para a Liga das Nações

Portugal vai defrontar a Dinamarca, a duas mãos, nos quartos de final da prova.

Martín Anselmi: “Temos de ganhar ao rival e a nós próprios, pois temos o desafio de sermos melhores”

Depois de dois jogos consecutivos fora de casa, em Arouca e Braga, o FC Porto está de regresso ao Estádio do Dragão na 26.ª jornada da Liga, que reserva uma receção ao AFS (sábado, 18h00, Sport TV). Sublinhando que “é importante voltar a jogar em casa”, Martín Anselmi falou de um adversário “com uma dinâmica diferente depois da mudança de treinador”, mas só a vitória interessa e o treinador conta com o apoio dos adeptos: “Precisamos dos nossos adeptos e sabemos que precisamos de os conquistar”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 50 pontos, menos nove do que o líder Sporting, enquanto o AFS segue na 16.ª posição, com 23.

André Villas-Boas: “Temos todo o interesse em contribuir para que Porto e Gaia sejam Capitais Mundiais do Desporto”

A candidatura conjunta do Porto e de Vila Nova de Gaia ao título de Capital Mundial do Desporto 2027 ganhou um novo fôlego esta sexta-feira, dia em que a Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES) visitou o Estádio do Dragão e foi recebida por André Villas-Boas, que fez questão de “ajudar e agradecer por toda a cooperação que as duas câmaras têm tido com o FC Porto” antes de anunciar que o clube “estará noutro patamar em termos de instalações desportivas em 2027”.