Últimos seis finalistas do Festival da Canção são escolhidos este sábado

Últimos seis finalistas do Festival da Canção são escolhidos este sábado
| País
Porto Canal/Agências

A escolha do representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção, marcado para maio na Suécia, continua este sábado, na segunda semifinal do 58.º Festival da Canção na qual serão apurados os últimos seis finalistas do concurso.

Dez compositores e intérpretes disputam este sábado os últimos seis lugares da final do concurso que celebra este ano o 60.º aniversário, marcada para 09 de março.

Na segunda semifinal do concurso, que é transmitida este sábado à noite a partir dos estúdios de Lisboa da RTP, competem, por ordem de apresentação: Buba Espinho, com “O farol”, Cristina Clara, com “Primavera”, Leo Middea, com “Doce mistério”, FILIPA, com “You can’t hide”, João Couto, com “Quarto para um”, Huca, com “Pede choro”, No Maka (Emanuel Oliveira e Duarte Carvalho), com a participação de Ana Maria, com “Aceitar”, Maria João, com “Dia”, Rita Onofre, com “Criatura”, e Silk Nobre, com “Change”.

Dos seis temas escolhidos este sábado, cinco serão selecionados através do sistema de votação habitual (metade da pontuação atribuída a um júri profissional e a outra metade ao voto do público). Antes de terminar a semifinal, o televoto abre novamente por um curto período para os telespectadores poderem votar e escolher mais uma música para disputar a final.

No dia 24 de fevereiro, na primeira semifinal, foram escolhidos seis temas: “Teorias da conspiração”, de Nena, “Bem longe daqui”, dos Perpétua, “Pontos finais”, de Rita Rocha, “Grito”, de Iolanda, “Pelas Costuras”, de João Borsch, e “Memory”, de Noble.

Na final, marcada para 09 de março, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.

Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.

O vencedor do Festival da Canção irá representar Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, que irá acontecer em Malmo, na Suécia, em maio, 50 anos depois da primeira vitória daquele país com o tema “Waterloo”, dos ABBA.

A Suécia venceu em maio do ano passado o 67.º Festival Eurovisão da Canção, que foi disputado em Liverpool, no Reino Unido, com o tema “Tattoo”, interpretado por Loreen, que já tinha conquistado o primeiro lugar no Festival da Eurovisão da Canção em 2012, com “Euphoria”.

Esta foi a sétima vez que a Suécia venceu o Festival Eurovisão da Canção, depois dos triunfos em 1974, 1984, 1991, 1999, 2012 e 2015.

Portugal ficou no ano passado em 23.º lugar, com Mimicat e a canção “Ai coração”.

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).