Metro do Porto. Obras em Santo Ovídio para a Linha Rubi arrancam segunda-feira

Metro do Porto. Obras em Santo Ovídio para a Linha Rubi arrancam segunda-feira
| Porto
Porto Canal

As obras de construção da estação de Santo Ovídio da Linha Rubi do Metro do Porto, em Vila Nova de Gaia, começam na segunda-feira, obrigando ao corte de várias ruas na zona, segundo uma nota da Câmara Municipal.

"A Metro do Porto iniciará, a partir do dia 04 de março [segunda-feira], a construção da nova estação de Santo Ovídio, no âmbito da nova Linha Rubi (H), Casa da Música – Santo Ovídio", pode ler-se numa nota publicada no 'site' da autarquia de Gaia consultada esta quinta-feira pela Lusa.

De acordo com a autarquia, "durante o período de obra, que se prevê ser de 12 meses, a circulação automóvel será interrompida na Rua António Rodrigues da Rocha, Rua Conde Dom Pedro e Rua Fernão Mendes Pinto".

No entanto, serão "implementadas alterações ao sentido de circulação automóvel de modo a garantir condições de acesso a moradores, à escola do 1.º ciclo do ensino básico do Cedro e à Igreja Paroquial de Santo Ovídio".

"Em virtude da interrupção total à circulação na Rua Conde Dom Pedro, serão também estabelecidos percursos alternativos para peões", pode ler-se na nota da câmara municipal.

Atualmente, no local já são visíveis trabalhos no interior das residências que irão ser demolidas para dar lugar à nova estação da Linha Rubi, que ligará à atual da linha Amarela e à futura estação de alta velocidade ferroviária.

São também já visíveis trabalhos nos terrenos adjacentes às residências a demolir.

O valor global de investimento da Linha Rubi (Casa da Música - Santo Ovídio, incluindo nova ponte sobre o rio Douro) é de 435 milhões, um investimento financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A Linha Rubi, com 6,4 quilómetros e oito estações, inclui uma nova travessia sobre o rio Douro, a ponte D. Antónia Ferreira, a Ferreirinha, que será exclusivamente reservada ao Metro e à circulação pedonal e de bicicletas.

Em Gaia, as estações previstas para a Linha Rubi são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida, e no Porto Campo Alegre e Casa da Música.

A empreitada tem de estar concluída até ao final de 2026.

+ notícias: Porto

Livraria Lello quer elevador e miradouro de 21 metros no edifício vizinho

Os proprietários da Livraria Lello querem requalificar o edifício adjacente, de que também são donos, e nele construir um elevador e um miradouro com 21 metros de altura. O projeto, que teve para já um parecer negativo da CCDR-N, é assinado por Álvaro Siza Vieira.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.