O que é a Tosta Esquimó e como pode reinventar a “velha” francesinha?

O que é a Tosta Esquimó e como pode reinventar a “velha” francesinha?
| Porto
Porto Canal

Um clássico da gastronomia não consegue fugir às interpretações. Depois da fusão com o sushi e com o kebab, além dos seis quilos de francesinha feita de Lego, um restaurante de Vila do Conde quer trazer o mundo dos esquimós às francesinhas.

A inspiração não vem dos ‘beijos’ com o nariz, mas sim do pão polar, originário da Escandinávia, que ‘casou’ com o molho da francesinha.

Nasce assim a tosta esquimó, uma “tosta com queijo, fiambre e molho cocktail em pão polar”, escreve o restaurante numa das plataformas de entrega, a que se junta molho de francesinha e bacon dando origem à tosta esquimó especial. Este restaurante de Vila do Conde fala em “upgrade” daquela que é a tosta mais vendida. O resultado final é uma “tosta com queijo, fiambre e molho de francesinha em pão polar com batata frita e bacon”.

Esta não é a primeira vez que há uma reinterpretação da francesinha, ao fugir daquilo que são os ingredientes tradicionais. Em setembro de 2023, torna-se viral nas redes sociais um vídeo que trazia uma nova versão daquela que foi considerada uma das melhores "sandwiches" do mundo. A influência era oriental e pensada para comer com pauzinhos. Era a francesinha de sushi, juntando aquele que é um dos pratos identitários do Porto com o prato japonês que mais se internacionalizou.

No início deste ano foi o kebab que quis ser uma francesinha. Esta nova reinterpretação foi apresentada através de um vídeo no Instagram e no TikTok e gerou uma onda de críticas.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).