Quatro distritos do Norte do país sob aviso amarelo devido à agitação marítima

Quatro distritos do Norte do país sob aviso amarelo devido à agitação marítima
| País
Porto Canal/Agências

A Marinha e a Autoridade Marítima alertam esta quarta-feira a população e a comunidade marítima para estarem vigilantes em relação ao estado do mar, que vai sofrer um agravamento, com ondulação a poder alcançar 13 metros, a partir de quinta-feira.

Em comunicado, as duas autoridades indicam que a previsão do estado do vento e do mar aponta para um agravamento das condições meteorológicas e de agitação marítima na costa ocidental de Portugal continental, entre as 12h00 de quinta-feira e as 0h00 de domingo.

A Marinha e a Autoridade Marítima pedem que se evitem os passeios junto ao mar, a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima e que a amarração das embarcações atracadas seja reforçada.

A agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente de Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 13 metros e o vento poderá registar uma intensidade média até a 56 quilómetros por hora (km/h) e rajadas até os 101km/h, é referido.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sete distritos do continente sob aviso amarelo e depois laranja, a partir da tarde de sexta-feira, devido à previsão de agitação marítima.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar primeiro sob aviso amarelo entre as 15h00 de sexta-feira e as 0h00 de sábado.

Estes distritos passam depois a aviso laranja entre as 0h00 e as 7h00 de sábado.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.