Urgência Pediátrica de Viseu fecha em alguns períodos a partir de sexta-feira

Urgência Pediátrica de Viseu fecha em alguns períodos a partir de sexta-feira
| País
Porto Canal / Agências

A Urgência Pediátrica da Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões (ULSVDL) vai estar encerrada durante alguns períodos a partir de sexta-feira devido à falta de médicos pediatras, anunciou hoje a instituição.

Em comunicado, a ULSVDL referiu que, atualmente, “existem apenas 15 especialistas de Pediatria para assegurar a escala da Urgência Pediátrica, na sequência de várias rescisões e de baixas médicas.

Neste âmbito, será necessário implementar um plano de contingência, que passa pelo “encerramento ao exterior durante alguns períodos a partir de março”, de forma a garantir “uma solução sustentável de funcionamento das várias valências do Serviço de Pediatria e do Bloco de Partos do Serviço de Ginecologia-Obstetrícia”.

O plano de contingência prevê o funcionamento normal da Urgência Pediátrica de segunda a quinta-feira e o encerramento da Urgência Pediátrica Externa nos períodos noturnos de sexta-feira, sábado e domingo, entre as 20:00 e as 09:00 do dia seguinte.

“No período noturno mantém-se uma equipa de Pediatria que garante a Urgência Pediátrica Interna para crianças internadas e crianças em vigilância ou tratamento no Serviço de Urgência, admitidas antes das 20:00”.

Segundo a ULSVDL, fica assegurado o normal funcionamento do Bloco de Partos e Neonatologia nos sete dias da semana e haverá resposta garantida a emergências médicas pediátricas com risco imediato de vida na Sala de Emergência da Urgência Pediátrica, mesmo durante os períodos de constrangimento.

A Unidade Local de Saúde contou que, atualmente, “apenas sete médicos pediatras têm idade inferior a 50 anos e condições para trabalho noturno, enquanto os oito pediatras restantes fazem todos os turnos diurnos, o que implica uma enorme sobrecarga assistencial em horas suplementares, atendendo a que a constituição mínima de segurança para uma equipa de urgência de Pediatria é de dois especialistas”.

“Não tem sido possível contratar novos profissionais para o mapa de pessoal do Serviço de Pediatria, tendo ficado desertas as vagas abertas para concurso”, lamentou a instituição, acrescentando que, apesar de desde agosto de 2023 ter havido a colaboração de pediatras em regime de prestação de serviços não tem sido possível colmatar todas as lacunas da escala.

A Urgência Pediátrica da ULSVDL atendeu 35.086 episódios de urgência em 2023 (uma média de 96 episódios diários), dos quais 58% foram classificados como azuis, verdes ou brancos na triagem de Manchester (não-urgentes).

“Este intenso movimento assistencial tem sido muito penalizador para os pediatras e uma das causas para a baixa atratividade de novos profissionais”.

O Conselho de Administração da ULSVDL prometeu continuar a envidar todos os esforços para repor o normal funcionamento da Urgência Pediátrica, logo que possível.

“Há autorização superior para promover a contratação de pediatras através de contratos individuais de trabalho ou de contratos de prestação de serviços para mitigar o défice de recursos humanos”, referiu a unidade.

A nova orgânica permite também que haja “condições para melhorar a articulação de cuidados, desenvolvendo um projeto de urgência referenciada em que se racionalize o acesso à Urgência Pediátrica, com orientação prévia pelo INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), SNS 24 ou médico de família”, e que “se promova o agendamento rápido de consulta nos cuidados de saúde primários para as situações agudas não urgentes”.

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, tomará uma posição sobre o assunto na terça-feira.

+ notícias: País

Vinte e quatro vítimas de abuso querem indemnização da Igreja Católica

O grupo Vita recebeu até ao momento 24 pedidos de indemnização financeira, por danos sofridos, de vítimas de abuso sexual no seio da Igreja Católica em Portugal, iniciando na terça-feira um roteiro pelas dioceses do país, foi este domingo anunciado.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.