Metade dos estudantes no Porto considera emigrar, revela inquérito

Metade dos estudantes no Porto considera emigrar, revela inquérito
| Porto
Porto Canal

Metade dos estudantes no Porto que responderam a um inquérito da Federação Académica do Porto (FAP) estão a considerar emigrar aquando da conclusão dos estudos, escreve esta segunda-feira o jornal Público.

Numa amostra de 1002 respostas, apenas 17% rejeitam a hipótese de ir para o estrangeiro, com 33% que preferiram não responder.

Esta foi a primeira fez na história dos inquéritos da FAP que esta questão fez parte, adianta ainda o jornal.

Em declarações ao Público, Francisco Porto Fernandes, presidente da federação, admite que o valor é maior do que estava à espera.

O dirigente indica que estes resultados surgem “sempre de braço dado com a perspetiva de melhoria salarial”.

Em resposta ao inquérito, 47% dos estudantes espera receber entre 1000 e 1250 euros, enquanto que 33% conta mesmo vir a auferir menos de 1000 euros ao mês. Apenas 20% acreditam que o salário será superior a 1250 euros.

Francisco Porto Fernandes mostrou-se também preocupado pelas desigualdades no ingresso ao Ensino Superior. Numa outra questão inédita no questionário da FAP, 53% dos alunos admitiram que tiveram explicações durante o secundário. E dentro destes, 63% revelou ter uma média de entrada no curso entre os 17 e 18 valores.

Ao Público, o presidente da FAP afirma que estas percentagens parecem indicar que “a escola pública não está a conseguir garantir igualdade de oportunidades” com a nota de entrada a estar “ligada à condição socioeconómica dos estudantes”.

+ notícias: Porto

Detido no Porto jovem suspeito de incentivar massacres em escolas brasileiras

Um jovem português foi detido esta quinta-feira pela Unidade de Contraterrorismo da Polícia Judiciária. O estudantes de 17 anos é suspeito de ter incentivado dezenas de massacres em escolas no Brasil, avança a CNN Portugal.

Presidente da bancada do PSD na Assembleia Municipal do Porto apresenta demissão

O Público avança, esta quinta-feira, a demissão do líder de bancada do PSD na Assembleia Municipal do Porto. Miguel Côrte-Real terá apresentado a sua demissão na noite de quarta-feira numa reunião da bancada do partido que o próprio convocou.

Obras do novo centro de saúde de Rio Tinto arrancam no verão

A construção do novo centro de saúde de Rio Tinto, situado na Rua das Arroteias, em Gondomar, vai arrancar em junho, dois anos depois da obra ter sido anunciada pela Câmara Municipal. O novo centro de saúde vai beneficiar 25 mil utentes.