Autocarros em tempo real. STCP já tem painéis “estilo papel” em pleno funcionamento

Autocarros em tempo real. STCP já tem painéis “estilo papel” em pleno funcionamento
Foto: Guilherme Costa Oliveira | CM Porto
| Porto
Maria Abrantes

Os novos painéis informativos da STCP já estão instalados em oito abrigos da cidade. Os ecrãs com aspeto de papel fornecem informação sobre os autocarros em tempo real.

Já foram instalados no início do mês, um ano depois da instalação dos abrigos, mas só agora se encontram em pleno funcionamento. No novo sistema de informação estilo “e-paper” constam os tempos de espera e de passagem dos autocarros da STCP, complementado com um mapa correspondente à rota de cada linha e mensagens áudio", pode ler-se em nota publicada pela autarquia.

Se, por um lado, há quem não tenha sequer reparado nos novos painéis informativos e se queixe dos atrasos sistemáticos dos autocarros, por outro há quem encontre vantagens na tecnologia instalada nas paragens.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

“Eu achei muito melhor do que os horários normais que costumávamos ter, porque aqui dá-nos uma breve ideia de quando o autocarro pode vir” ou “eu não tinha reparado nele, mas se calhar é útil estar aqui porque, muitas vezes, as pessoas têm que ir ao telemóvel e se não o tivermos, ficamos completamente dependentes que apareça um” são algumas das considerações que os utilizadores fazem, ao reparar no novo sistema de informação.

Mesmo entre os jovens, parece existir uma grande recetividade. Habituados a acompanhar os horários dos autocarros, através de aplicações móveis, “às vezes, não passava o autocarro, ou passava antes. Mas, aqui, os ecrãs são mais precisos”.

Acessibilidade e envolvimento da população
Os novos painéis também vão ser mais acessíveis à população, uma vez que a informação será transposta para um sistema áudio. "Estão previstos testes no terreno com o apoio da ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal", adianta o município.

Além disso, a implementação dos ecrãs será acompanhada por um processo participativo, que inclui entrevistas e questionários online, através de um QR code.

Os novos ecrãs já estão disponibilizados em oito paragens, mas o serviço vai ser alargado. Até agora podem ser encontrados nas paragens da Praça D. João I, da Praça Filipa de Lencastre, de Campanhã, da Boavista – Casa da Música, do Fluvial, do Sea Life Castelo do Queijo, do Hospital São João e a da Universidade Católica.

+ notícias: Porto

Após noite violenta contra migrantes no Porto, presidente da junta do Bonfim condena "atos de justiça popular"

O presidente da Junta de Freguesia do Bonfim, onde na madrugada de sexta-feira ocorreram os ataques contra migrantes no Porto, condenou, este domingo, os "atos de justiça popular" e disse esperar que as investigações policiais sejam céleres.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.