Quatro distritos do Norte sob aviso vermelho devido à agitação marítima

Quatro distritos do Norte sob aviso vermelho devido à agitação marítima
| Norte
Porto Canal/Agências

Os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo estão este sábado sob aviso vermelho devido à agitação marítima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, o aviso vermelho – o mais grave de uma escala de três - nos sete distritos da costa norte portuguesa vigora entre as 07h32 e as 15h00 deste sábado em todos os distritos, exceto para Leiria, onde termina às 18h00.

Durante este período o IPMA prevê ondas de noroeste com 7 a 8 metros de altura significativa, podendo atingir 14 metros de altura máxima.

O aviso vermelho passa depois a laranja (o segundo mais grave numa escala de três) nestes distritos, com a previsão de que a agitação marítima possa melhorar, com a previsão de que as ondas possam atingir os 12 metros de altura máxima.

Todos os distritos do litoral de Portugal continental vão estar sob aviso laranja para a agitação marítima até às 06h00 de domingo.

Guarda e Castelo Branco encontram-se sob aviso laranja devido à previsão de neve, que irá vigorar até às 18h00 deste sábado.

O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para a Costa Norte da Madeira e Porto Santo devido a agitação marítima entre as 07h31 deste sábado e as 09h00 de domingo.

Para este sábado, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, agitação marítima forte e queda de neve acima dos 800/1.000 metros de altitude, subindo a cota para 1.400/1.600 metros e aguaceiros menos frequentes na região sul.

+ notícias: Norte

Já é possível circular no viaduto sobre a A28 em Matosinhos

O novo viaduto sobre a A28 foi inaugurado na manhã deste sábado, em Matosinhos. A artéria que liga a Cruz de Pau à Barranha tem o nome de Avenida Victor Oliveira, em homenagem ao antigo jogador e treinador de futebol matosinhense que faleceu em novembro de 2020.

INEM anuncia reposição de helicóptero que sofreu acidente em Mondim de Basto

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou este sábado que foi reposto o helicóptero na base de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, depois do acidente em Mondim de Basto, que deixou um outro aparelho inoperacional.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.