Trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos em greve no dia 1 de março

Trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos em greve no dia 1 de março
| País
Porto Canal / Agências

O Mais Sindicato, o SBN - Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro de Portugal e o SBC - Sindicato dos Bancários do Centro convocaram uma greve na Caixa Geral de Depósitos (CGD) para o dia 1 de março, anunciaram.

Em comunicado, as estruturas sindicais adiantaram que “depois de mais uma reunião de negociação infrutífera” decidiram “convocar uma greve no banco para 1 de março”, defendendo que “os trabalhadores têm direito a aumentos salariais dignos”.

“Os sindicatos da UGT reuniram-se com a CGD no dia 21 de fevereiro para mais uma sessão de negociação”, destacaram, salientando que “a resposta do banco à revindicação de aumentos salariais de 6% foi manifestamente insuficiente: 3% nas tabelas e cláusulas de expressão pecuniária, com um aumento mínimo de 52,63 euros”.

O Mais, o SBC e o SBN rejeitaram a proposta, “manifestamente insuficiente, para um banco que nos últimos anos tem tido resultados fabulosos”, asseguraram.

“Os trabalhadores merecem aumentos que reponham o poder de compra perdido e exigem repartição dos lucros para que tanto contribuíram”, salientaram.

Os sindicatos disseram ainda que os trabalhadores “merecem melhores condições de trabalho, cuja degradação é gritante, principalmente nos balcões”, acrescentando que “uma instituição que tanto fala para fora devia começar por olhar para dentro e aplicar internamente o que tanto apregoa”.

“Face ao diferendo, os sindicatos decidiram convocar um dia de greve, a 1 de março, tendo já emitido o respetivo pré-aviso”, explicaram, referindo que “os trabalhadores da CGD têm muitas razões para protestar”.

+ notícias: País

MB Way "em baixo". Transferências e pagamentos com dificuldades

Ao longo da manhã desta terça-feira, os utilizadores de MB Way estão a sentir dificuldades em utilizar a aplicação para fazer transferências e/ou pagamentos. A informação está a ser avançada pelo Jornal de Notícias que, após ter contactado a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), fala em alguns “constrangimentos técnicos”.

Número de atropelamentos aumentou em março

A PSP detetou uma média de 510 infrações rodoviárias por dia em março, mês em que desceu o número de acidentes e feridos ligeiros, mas aumentaram os feridos graves e os atropelamentos comparativamente a março de 2023.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".