FC Porto: O recorde que só Sérgio Conceição superou

FC Porto: O recorde que só Sérgio Conceição superou
| Desporto
Porto Canal

Artur Jorge é o segundo treinador com mais títulos ao serviço do FC Porto.

O ranking dos treinadores com mais troféus conquistados pelo FC Porto é encabeçado por Sérgio Conceição. O técnico natural de Coimbra alcançou essa posição histórica a 28 de janeiro de 2023, quando derrotou o Sporting por 2-0 na final da Taça da Liga e garantiu o nono título da carreira. Durante os 32 anos anteriores foi Artur Jorge quem deteve esse estatuto ao ficar associado à conquista de oito troféus.

Contratado por Jorge Nuno Pinto da Costa no verão de 1984, Artur Jorge chegou ao FC Porto numa altura em que José Maria Pedroto era o treinador mais vitorioso da história azul e branca. Com o Mestre os Dragões venceram duas Ligas portuguesas, três Taças de Portugal e uma Supertaça. Superá-lo não era uma tarefa fácil, mas Artur Jorge, que fora treinado por ele nas camadas jovens do FC Porto e o auxiliara como treinador-adjunto no Vitória de Guimarães revelou estar à altura.

O palmarés do Rei Artur começou a ser construído a 12 de maio de 1985, quando uma vitória por 5-1 sobre o Belenenses garantiu o triunfo no campeonato. Prosseguiu com conquistas da Supertaça (1985, 1986, 1991), da Liga portuguesa (1986, 1990), da Taça dos Clubes Campeões Europeus (1987) e da Taça de Portugal (1991). A vitória na edição de 1989/90 da Liga permitiu-lhe alcançar os seis troféus de Pedroto, enquanto a Supertaça de 1990 o isolou no topo do pódio.

Seriam precisos 32 anos para este registo ser ultrapassado. Sérgio Conceição, Artur Jorge e José Maria Pedroto são três homens com muito em comum. Foram jogadores e treinadores do FC Porto, foram internacionais pela seleção de Portugal, tiveram ligações fortes à Académica de Coimbra e integram juntos o livro de honra dos técnicos com mais sucesso da história do clube.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): José Luís Ferreira estreia-se a marcar em Europeus

A seleção portuguesa de andebol empatou com a Macedónia do Norte (29-29) na segunda jornada do Campeonato da Europa e passou a somar três pontos no Grupo B.

FC Porto: A décima consecutiva chegou em Guimarães. Crónica de jogo

O FC Porto venceu o Vitória SC em Guimarães (1-0) e continua isolado na liderança da Liga Portugal, agora com 52 pontos. Alan Varela, aos 85 minutos, colocou gelo num jogo a ferver e permitiu aos azuis e brancos chegarem à dezena de jogos consecutivos sempre a vencer no campeonato.

FC Porto: Alan Varela e Diogo Costa em destaque no Minho

Médio foi o MVP da Liga e o capitão levou para casa o prémio Clean Sheet na 18.ª jornada (1-0).