FC Porto: O recorde que só Sérgio Conceição superou

FC Porto: O recorde que só Sérgio Conceição superou
| Desporto
Porto Canal

Artur Jorge é o segundo treinador com mais títulos ao serviço do FC Porto.

O ranking dos treinadores com mais troféus conquistados pelo FC Porto é encabeçado por Sérgio Conceição. O técnico natural de Coimbra alcançou essa posição histórica a 28 de janeiro de 2023, quando derrotou o Sporting por 2-0 na final da Taça da Liga e garantiu o nono título da carreira. Durante os 32 anos anteriores foi Artur Jorge quem deteve esse estatuto ao ficar associado à conquista de oito troféus.

Contratado por Jorge Nuno Pinto da Costa no verão de 1984, Artur Jorge chegou ao FC Porto numa altura em que José Maria Pedroto era o treinador mais vitorioso da história azul e branca. Com o Mestre os Dragões venceram duas Ligas portuguesas, três Taças de Portugal e uma Supertaça. Superá-lo não era uma tarefa fácil, mas Artur Jorge, que fora treinado por ele nas camadas jovens do FC Porto e o auxiliara como treinador-adjunto no Vitória de Guimarães revelou estar à altura.

O palmarés do Rei Artur começou a ser construído a 12 de maio de 1985, quando uma vitória por 5-1 sobre o Belenenses garantiu o triunfo no campeonato. Prosseguiu com conquistas da Supertaça (1985, 1986, 1991), da Liga portuguesa (1986, 1990), da Taça dos Clubes Campeões Europeus (1987) e da Taça de Portugal (1991). A vitória na edição de 1989/90 da Liga permitiu-lhe alcançar os seis troféus de Pedroto, enquanto a Supertaça de 1990 o isolou no topo do pódio.

Seriam precisos 32 anos para este registo ser ultrapassado. Sérgio Conceição, Artur Jorge e José Maria Pedroto são três homens com muito em comum. Foram jogadores e treinadores do FC Porto, foram internacionais pela seleção de Portugal, tiveram ligações fortes à Académica de Coimbra e integram juntos o livro de honra dos técnicos com mais sucesso da história do clube.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Caminho aberto com chave mestra. Crónica de jogo

O FC Porto venceu neste sábado o Chaves (3-0), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em jogo da 32.ª e antepenúltima jornada do campeonato. Francisco Conceição (27m) Evanilson (45m+1) e Mehdi Taremi (73m), de penálti, assinaram os golos dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, agora com 66 pontos somados.

FC Porto: Francisco Conceição, Medhi Taremi e Diogo Costa em destaque no jogo com o Chaves

O português foi o MVP Liga Portugal e o iraniano o MVP Porto, enquanto o guarda-redes manteve a baliza a zeros

Gonçalo Sousa: "Fomos sempre superiores"

Um livre direto cobrado de forma exímia, um golo de bola corrida e uma grande penalidade convertida garantiram três pontos para o FC Porto no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira (3-0). No rescaldo da viagem bem-sucedida a Trás-os-Montes, o MVP Francisco Conceição afirmou que “o jogo não teve muita história”, confidenciou que ultrapassar os 89 jogos do pai ao serviço do “clube do coração” de ambos é “um motivo de orgulho” e garantiu querer “fazer muitos mais jogos, golos e festejar títulos”. “Um pouco nervoso”, Gonçalo Sousa estreou-se pela equipa principal de “um clube muito grande” e prometeu “continuar a trabalhar” para cumprir o “sonho” de “marcar um golo, se possível já este ano”.