Polícias adiam encontro nacional para depois das eleições

| País
Hugo André Costa | Porto Canal

Inicialmente marcado para 2 de março, o encontro nacional de polícias vai acontecer só depois das eleições legislativas. A plataforma sindical das forças de segurança quer respeitar os tempos da democracia, mas garante que tal não significa interromper a luta. Ao Porto Canal, o porta-voz da plataforma, Bruno Pereira, diz ser “razoável” deixar que aconteçam as eleições de 10 de março, antes de avançarem para um protesto à escala nacional.

Esta quarta-feira, a Inspeção-Geral da Administração Interna pediu à Polícia de Segurança Pública (PSP) e à Guarda Nacional Republicana (GNR) que esclareçam o protesto não-autorizado que ocorreu junto ao Capitólio, em Lisboa, no passado dia 19. Um apelo que a plataforma sindical considera “redundante” e “desnecessário”, uma vez que as investigações internas já se encontram em curso.

Há várias semanas que dura o braço de ferro entre as forças de segurança e o Ministério da Administração Interna. PSP e GNR exigem o mesmo subsídio de missão atribuído à Polícia Judiciária, aprovado pelo governo no passado dia 29 de novembro. Este subsídio tem retroativos a janeiro de 2023.

+ notícias: País

Governo vai abrir mais de 900 vagas para médicos de família

O Governo vai abrir mais de 900 vagas para médicos de família e está a desenvolver um modelo de incentivos para os que ultrapassam as 150 horas obrigatórias por lei nas urgências, anunciou esta quarta-feira a ministra da Saúde. 

Sindicato dos Jornalistas acusa Global Media de falhar pagamentos apesar de ter dinheiro "para essa obrigação" 

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) acusou esta quarta-feira a Global Media Group (GMG) de falhar os pagamentos relativos a março a mais de 130 trabalhadores a recibos verdes, apesar de ter recebido dinheiro “para cumprir essa obrigação”.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".