Detetada legionella em dois pavilhões municipais em Leça da Palmeira

Detetada legionella em dois pavilhões municipais em Leça da Palmeira
| Norte
Porto Canal

Foi detetada legionella em dois pavilhões municipais que são usados por duas escolas em Leça da Palmeira. As aulas práticas de Educação Física foram imediatamente suspensas por precaução.

Segundo o Jornal de Notícias, o primeiro caso já foi noticiado na passada sexta-feira no pavilhão da empresa municipal Matosinhos Sport, usado, durante o horário letivo, pelo Agrupamento de Escolas Engenheiro Fernando Pinto de Oliveira, com alunos do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade.

Jorge Sequeira, diretor do Agrupamento de Escolas Engenheiro Fernando Pinto de Oliveira explicou a suspensão imediata do uso dos pavilhões. “Por precaução, decidimos fechar os balneários e as casas de banho, passando as aulas a serem teóricas. Já foram feitas as necessárias intervenções e foi-nos dito que serão feitas novas análises. Caso estejam normais, voltaremos a usar o pavilhão. Penso que irá demorar cerca de duas semanas”.

Esta terça-feira, foi detetado um novo caso de legionella num outro pavilhão gerido pela Matosinhos Sport e usado pela Secundária da Boa Nova, situada a cerca de 500 metros daquela EB 2,3. A direção da Secundária optou pelas mesmas medidas preventivas.

“Só nos disseram que foi detetada uma bactéria. Por precaução, os balneários e as casas de banho estão fechadas e as aulas práticas foram suspensas. A Educação Física está a ser lecionada de forma teórica ou usando o nosso campo no exterior”, confirma a diretora da Secundária da Boa Nova, Inês Vilar, citado pelo jornal.

De momento não foi verificado qualquer caso de doença proveniente das bactérias encontradas, e as direções das escolas frisam que o abastecimento de água dos equipamentos escolares é feito por uma via diferente à dos pavilhões da Matosinhos Sport.

A ARS-Norte (Autoridade de Regional de Saúde) esclarece que os focos não estão sobre a sua alçada, dado que não foi detetado qualquer caso de doença, refere o jornal.

+ notícias: Norte

Já é possível circular no viaduto sobre a A28 em Matosinhos

O novo viaduto sobre a A28 foi inaugurado na manhã deste sábado, em Matosinhos. A artéria que liga a Cruz de Pau à Barranha tem o nome de Avenida Victor Oliveira, em homenagem ao antigo jogador e treinador de futebol matosinhense que faleceu em novembro de 2020.

INEM anuncia reposição de helicóptero que sofreu acidente em Mondim de Basto

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou este sábado que foi reposto o helicóptero na base de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, depois do acidente em Mondim de Basto, que deixou um outro aparelho inoperacional.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.