Detetada legionella em dois pavilhões municipais em Leça da Palmeira

Detetada legionella em dois pavilhões municipais em Leça da Palmeira
| Norte
Porto Canal

Foi detetada legionella em dois pavilhões municipais que são usados por duas escolas em Leça da Palmeira. As aulas práticas de Educação Física foram imediatamente suspensas por precaução.

Segundo o Jornal de Notícias, o primeiro caso já foi noticiado na passada sexta-feira no pavilhão da empresa municipal Matosinhos Sport, usado, durante o horário letivo, pelo Agrupamento de Escolas Engenheiro Fernando Pinto de Oliveira, com alunos do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade.

Jorge Sequeira, diretor do Agrupamento de Escolas Engenheiro Fernando Pinto de Oliveira explicou a suspensão imediata do uso dos pavilhões. “Por precaução, decidimos fechar os balneários e as casas de banho, passando as aulas a serem teóricas. Já foram feitas as necessárias intervenções e foi-nos dito que serão feitas novas análises. Caso estejam normais, voltaremos a usar o pavilhão. Penso que irá demorar cerca de duas semanas”.

Esta terça-feira, foi detetado um novo caso de legionella num outro pavilhão gerido pela Matosinhos Sport e usado pela Secundária da Boa Nova, situada a cerca de 500 metros daquela EB 2,3. A direção da Secundária optou pelas mesmas medidas preventivas.

“Só nos disseram que foi detetada uma bactéria. Por precaução, os balneários e as casas de banho estão fechadas e as aulas práticas foram suspensas. A Educação Física está a ser lecionada de forma teórica ou usando o nosso campo no exterior”, confirma a diretora da Secundária da Boa Nova, Inês Vilar, citado pelo jornal.

De momento não foi verificado qualquer caso de doença proveniente das bactérias encontradas, e as direções das escolas frisam que o abastecimento de água dos equipamentos escolares é feito por uma via diferente à dos pavilhões da Matosinhos Sport.

A ARS-Norte (Autoridade de Regional de Saúde) esclarece que os focos não estão sobre a sua alçada, dado que não foi detetado qualquer caso de doença, refere o jornal.

+ notícias: Norte

“Ato fora da lei”. Homem atravessa o Rio Douro numa corda perante desconhecimento das autoridades

Um homem foi filmado, durante a tarde deste sábado, a atravessar o Rio Douro num cabo que liga a margem de Vila Nova de Gaia ao Porto. Contactada pelo Porto Canal, a nona esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) do Porto assegurou, inicialmente, tratar-se este de um evento que decorre durante o fim-de-semana, um cenário refutado momentos depois.

Golfinho ferido com gravidade resgatado na Ria de Aveiro pela GNR

Um golfinho foi resgatado das pedras do molhe do Norte na Barra de Aveiro, no dia 9 de abril, por uma Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da Guarda Nacional Republicana.

Suspensas buscas do jovem desaparecido no mar da praia da Costa Nova 

AS buscas do jovem de 19 anos que desapareceu este domingo no mar da praia da Costa Nova, em Ílhavo (Aveiro), vão ser suspensas ao final do dia, anunciou a Autoridade Marítima Nacional.