Possibilidade de neve coloca distritos do Norte em aviso amarelo

Possibilidade de neve coloca distritos do Norte em aviso amarelo
Foto: Twitter
| Norte
Porto Canal / Agências

Oito distritos do Norte e Centro de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve entre quinta e sexta-feira, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A alerta para queda de neve acima de 800 metros, com acumulação acima de 1000 metros, que poderá superior a cinco centímetros, é válido entre as 21h00 de quinta-feira e as 19h00 de sexta-feira nos distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco e Braga.

O IPMA alerta também para impactos prováveis como a “perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo”, condicionando ou interditando vias, causando danos em estruturas ou árvores ou prejudicando abastecimentos locais.

O instituto também colocou dez distritos do continente sob aviso laranja na quinta e na sexta-feira devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 7 metros, podendo atingir 12 metros de altura máxima.

De acordo com o IPMA, os distritos de Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 12h00 e as 18h00 de quinta-feira devido à agitação marítima, passando depois a laranja.

O aviso laranja para estes distritos vai estar em vigor entre as 18h00 de quinta-feira e as 19h00 sexta-feira.

Lisboa e Leiria estão sob aviso amarelo entre as 18h00 de quinta-feira e as 00h00 de sexta-feira, passando a laranja até às 19h00.

Já Setúbal, Beja e Faro (na costa Ocidental) estarão sob o mesmo aviso, que vigora entre as 00h00 e as 09h00 (amarelo) e as 09h00 e as 19h00 (laranja) de sexta-feira.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

+ notícias: Norte

Já há data para demolição de bairro em Gondomar

A demolição do bairro da Triana, em Rio Tinto, Gondomar, vai arrancar já no próximo ano. A notícia é avançada na edição desta segunda-feira do Jornal de Notícias, que fala de um projeto de reabilitação profundo naquela zona e que terá o mote de saída no lançamento da primeira pedra do novo centro de saúde de Rio Tinto, numa cerimónia que terá lugar já esta terça-feira.

Técnicos de reinserção social e de reeducação do Norte em greve pela revisão de carreiras

Os técnicos de reinserção social e de reeducação dos estabelecimentos prisionais do Norte iniciaram esta segunda-feira um período de greve pela revisão das carreiras e reforço de profissionais, realçando que a “atual situação põe em causa a segurança” da população.

Reforço da pista do aeroporto do Porto custa 50 milhões e vai demorar 19 meses

O reforço da pista do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, começa a 31 de julho, vai demorar 19 meses, de segunda-feira a sábado, entre meia-noite e 06:00, num investimento de 50 milhões de euros, foi anunciado esta segunda-feira.