Jorge Sobrado assume vice-presidência da CCDR-N para a Cultura e Património

Jorge Sobrado assume vice-presidência da CCDR-N para a Cultura e Património
| Norte
Porto Canal / Agências

Jorge Sobrado, até este mês diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, é o novo vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) para a Cultura e Património, Cooperação e Comunicação, foi esta sexta-feira divulgado.

De acordo com um comunicado da CCDR-N hoje enviado às redações, Jorge Sobrado "regressa agora à CCDR NORTE, IP para assumir as funções de vice-presidente para as áreas da Cultura e Património, Cooperação e Comunicação", após ter sido dirigente entre 2021 e 2022, sendo ainda quadro superior da instituição desde 1999.

"Este regresso acontece no contexto do reforço de competências das CCDR" com as alterações dos estatutos desde o início do ano, em que a Cultura e Património passa a ser uma das áreas acolhidas pela CCDR-Norte, "assumindo a sua governação regional em eixos como a salvaguarda do património cultural da região, a programação e promoção cultural ou o incentivo à leitura e o acesso à informação".

Jorge Sobrado é natural do Porto e licenciado em Ciências da Comunicação, sendo professor convidado em diversas instituições de Ensino Superior, no Porto e em Coimbra.

Sobra foi desde dezembro de 2022 até fevereiro deste ano diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, tendo também exercido as funções de Diretor Municipal de Cultura e Património em regime de substituição.

"Entre 2017 e 2021, foi vereador da Cultura, Património, Turismo e Marketing Territorial do Município de Viseu, onde trabalhava desde 2013, como adjunto do presidente da Câmara", recorda ainda a nota da CCDR-Norte divulgada hoje.

Já entre 2021 e 2022 foi dirigente da CCDR Norte com as responsabilidades de Estratégia e Relações Institucionais, e de coordenação das estratégias regionais de Cultura e Turismo.

+ notícias: Norte

12 pessoas detidas por suspeitas de tráfico de droga em Famalicão

A PSP deteve sete homens e cinco mulheres em Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, por alegado tráfico de estupefacientes, disse esta quarta-feira à Lusa fonte daquela polícia.

Militares da GNR atuavam como porteiro em jogos ilegais na Feira

Dois militares da GNR da Feira vão ser julgados por alegadamente terem colaborado na exploração de jogos de fortuna e azar em estabelecimentos situados naquele concelho do distrito de Aveiro, chegando a desempenhar funções de porteiro e de 'croupier'.

Águas do Douro e Paiva Investe 200 mil euros na renovação do Caudalímetro da ETA de Lever

A Águas do Douro e Paiva investiu cerca de 200 mil euros para substituir o maior caudalímetro da Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Lever, em Vila Nova de Gaia, para evitar perdas de água, foi anunciado, esta quarta-feira.