Pinto da Costa reage a “triste espetáculo” de Moniz na gala da TVI

| Desporto
Porto Canal

O episódio ocorreu no momento em que José Eduardo Moniz apresentava a gala do 31.º aniversário da TVI. O diretor-geral da estação do Queluz fazia menção à presença do órgão de comunicação social que dirige nos principais conflitos mundiais dos últimos anos: “31 anos onde estivemos em alguns dos principais conflitos mundiais: Iraque, Afeganistão, Ucrânia, Palestina. E no maior de todos, a Assembleia-Geral do FC Porto.”

Jorge Nuno Pinto da Costa reagiu às palavras de Moniz no contexto da apresentação das contas do FC Porto, na manhã desta segunda-feira, e enviou uma mensagem a Mário Ferreira, presidente do conselho de administração da Media Capital, a manifestar o desagrado do FC Porto com o episódio.

“Não vi o programa”, começou por dizer o presidente do clube, que avançou que normalmente não vê a TVI.

Mas após receber mensagens, Pinto da Costa considerou “lamentável” e sublinhou que “maldade rima com imbecilidade.” E “as duas coisas juntas deram aquela triste espetáculo televisivo”, concluiu.

O presidente do FC Porto fez ainda menção a outro momento da gala, em que se ironizou com “a ida para Neptuno” de Mário Ferreira, presidente do Conselho de Administração do grupo Media Capital, que controla a TVI.

“Eu acho que a TVI devia fazer uma viagem especial para Neptuno e deixar lá muita gente, embora eu não tenha nada conta Neptuno”, disse Pinto da Costa, que reforçou que a intervenção de Moniz “não ofendeu o FC Porto, ofendeu o povo ucraniano.”

“Brincou-se com um desastre mundial, que é a guerra da Ucrânia que já dura há dois anos”, lembrou o líder dos Dragões. Por isso, “da nossa parte é desprezo total.”

Candidatos ao FC Porto também reagiram

Também André Villas-Boas, antigo treinador e candidato à presidência do FC Porto, recorreu à rede social Instagram para criticar o que considerou “uma piada circense” e exigiu à direção da TVI “um pedido de desculpas aos adeptos e simpatizantes” do clube.

Já Nuno Lobo, também candidato ao FC Porto, através da sua conta ao X (antigo Twitter) afirmou que “fazer analogias com a guerra da Ucrânia ou Palestina, onde todos os dias se perdem vidas humanas, com a Assembleia do FC Porto é de uma falta de racionalidade e respeito atroz.”

+ notícias: Desporto

FC Porto: Penúltimo dia da “Operação Casa Pia”

O plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar neste sábado no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar a receção ao Casa Pia (segunda-feira, 20h45, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 12.ª jornada do campeonato.

Gonçalo Alves: “Sabemos perfeitamente que não há margem de erro”

Depois da primeira vitória no Grupo A da Liga dos Campeões, abre-se um novo capítulo na temporada azul e branca com o início da Taça de Portugal: nos 32 avos de final da prova, o FC Porto desloca-se ao Pavilhão Zeca Carmo e João Lota, casa do Alenquer e Benfica (domingo, 18h00). Na projeção da partida, o capitão Gonçalo Alves garantiu que os detentores do troféu sabem o que os espera: “Temos de entrar muito fortes e mostrar ao Alenquer que queremos passar à próxima fase mais do que eles, mas só conseguiremos isso com a nossa atitude no máximo”.

André Villas-Boas: “É uma iniciativa de saudar e que gira à volta do nosso amor pelo FC Porto”

A Tribuna VIP do Estádio do Dragão recebeu neste sábado mais uma edição do Dia do Clube, um evento de portistas para portistas que em 2024 pretende celebrar os 20 anos da conquista da segunda Liga dos Campeões e da segunda Taça Intercontinental. André Villas-Boas, presidente do FC Porto, foi um dos ilustres convidados para uma iniciativa que exalta “o verdadeiro sentimento portista”. Jorge Costa, Pedro Mendes, Maniche, Ricardo Quaresma e Ricardo Fernandes também estiveram presentes.