"Para os cristãos, votar é um dever cívico". Bispo apela ao voto nas legislativas

"Para os cristãos, votar é um dever cívico". Bispo apela ao voto nas legislativas
| País
Porto Canal / Agências

O bispo de Viseu, António Luciano, exortou os portugueses a não se absterem nas eleições legislativas de 10 de março e lembrou que, “para os cristãos, votar é um dever cívico, um ato humano e moral”.

Na sua mensagem para a Quaresma, publicada na página da diocese de Viseu na internet, António Luciano alertou que “as próximas eleições legislativas devem ser vistas com responsabilidade e empenho pelos candidatos e por todos os cidadãos de modo que possam contribuir para o futuro de um país mais próspero e justo”.

“Faço um apelo a todos os cidadãos para que participem ativamente no ato eleitoral com o seu voto livre, consciente e responsável. Para os cristãos, votar é um dever cívico, um ato humano e moral, iluminado pelos princípios da Doutrina Social da Igreja”, acrescentou.

O bispo de Viseu aproveitou a mensagem para lamentar que, “diante de uma crise mundial a nível social, económico, ecológico e ambiental, com consequências sem precedentes nas alterações climáticas, no aumento da pobreza no mundo, com a virulência da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, a guerra entre Israel e a Palestina, com tantos mortos e refugiados, as dificuldades em mudar o rumo das coisas e promover um cessar fogo estável, o acolhimento dos refugiados, a implementação de negociações que levem ao fim da guerra, promovam a justiça social e a construção da paz estão longe de acontecer”.

“Perante a instabilidade social e política vivida por muitas nações, manifesta-se uma insatisfação generalizada em muitas pessoas e em diversos grupos da sociedade, que reivindicam direitos, denunciam injustiças, que afetam a harmonia da vida humana”, reconheceu, para, no que respeita à situação social em Portugal, lembrar os mais desfavorecidos.

António Luciano escreveu que observa, “com preocupação, a situação difícil de muitas famílias, que vivem em dificuldades económicas sérias, no limiar da pobreza, por falta de trabalho, diminuição de rendimentos, falta de meios para pagar a prestação da casa ou da renda, comprar alimentos, medicamentos essenciais ou gerir as despesas com a educação e a saúde dos filhos”.

E no contexto da Quaresma, apelou “à conversão, à renovação interior, à penitência, à oração, à escuta da Palavra de Deus e à partilha fraterna do pão com os mais necessitados”.

+ notícias: País

Sindicato diz que há 160 professores impedidos de trabalhar no próximo ano

A Federação Nacional da Educação (FNE) diz que há 160 professores que tinham de vincular este ano e concorreram para todo o país, mas não ficaram colocados e estão impedidos de dar aulas no próximo ano letivo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.