Portugal pede extradição de jovem ‘hacker’ em risco de prisão nos Estados Unidos

Portugal pede extradição de jovem ‘hacker’ em risco de prisão nos Estados Unidos
| País
Porto Canal

Portugal pediu a extradição do jovem hacker português que está em prisão domiciliária no Reino Unido desde 2022. O Ministério Público nacional segue assim o apelo da defesa do português, que espera conseguir evitar que o jovem de 23 anos seja extraditado para os Estados Unidos da América, onde poderia enfrentar uma pena de prisão de até 57 anos.

A notícia é avançada pela CNN Portugal, que entrou em contacto com os advogados do português.

A decisão final sobre a extradição cabe agora à justiça britânica, que terá de escolher entre o pedido português e o norte-americano.

Segundo a advogada do hacker, Inês Almeida e Costa, citada pela CNN Portugal, as ligações do jovem a Portugal fazem a equipa de defesa acreditar que o Reino Unido vai dar “primazia ao pedido português”.

O jovem hacker é acusado nos Estados Unidos da América de crimes de conspiração, fraude no acesso a dispositivos e roubo de identidade agravado, por ser o principal suspeito de criar e administrar o RaidForums, segunda a CNN.

O caso remete para 2022, quando o jovem foi detido no Reino Unido. O pedido norte-americano de extradição foi aceite em 2023, mas a defesa do hacker recorreu à decisão.

+ notícias: País

MB Way "em baixo". Transferências e pagamentos com dificuldades

Ao longo da manhã desta terça-feira, os utilizadores de MB Way estão a sentir dificuldades em utilizar a aplicação para fazer transferências e/ou pagamentos. A informação está a ser avançada pelo Jornal de Notícias que, após ter contactado a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), fala em alguns “constrangimentos técnicos”.

Número de atropelamentos aumentou em março

A PSP detetou uma média de 510 infrações rodoviárias por dia em março, mês em que desceu o número de acidentes e feridos ligeiros, mas aumentaram os feridos graves e os atropelamentos comparativamente a março de 2023.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".