Núcleo central do Museu do Porto vai ser instalado na Alfândega

Núcleo central do Museu do Porto vai ser instalado na Alfândega
| Porto
Ana Francisca Gomes

O núcleo central do Museu do Porto vai passar a estar instalado no 1.o piso da ala nascente da Alfândega. A decisão foi aprovada por maioria esta segunda-feira em reunião de executivo, com a abstenção do Bloco de Esquerda.

A Câmara do Porto vai pagar, durante um período de dois anos, uma renda mensal de 12 mil euros pelo espaço de dois mil metros quadrados. Segundo a proposta, assinada pelo presidente da autarquia, a despesa está contemplada no orçamento da Direção Municipal de Cultura e Património para este ano.

Rui Moreira contextualiza que o município vai desenvolver até ao final do ano "o primeiro programa e configuração" do respetivo museu na Alfândega do Porto e que o edifício “reúne as condições espaciais e técnicas, geográficas e patrimoniais, históricas e simbólicas que se pretendem para um núcleo central do Museu do Porto".

"O Museu do Porto será o núcleo central da rede polinucleada que toma o seu nome, servindo de ponto de partida e chegada da sua experiência de conhecimento e visitação, assim como da demais oferta cultural, patrimonial e museológica da cidade", acrescenta o autarca.

+ notícias: Porto

Obras do novo centro de saúde de Rio Tinto arrancam no verão

A construção do novo centro de saúde de Rio Tinto, situado na Rua das Arroteias, em Gondomar, vai arrancar em junho, dois anos depois da obra ter sido anunciada pela Câmara Municipal. O novo centro de saúde vai beneficiar 25 mil utentes.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.