Núcleo central do Museu do Porto vai ser instalado na Alfândega
Ana Francisca Gomes
O núcleo central do Museu do Porto vai passar a estar instalado no 1.o piso da ala nascente da Alfândega. A decisão foi aprovada por maioria esta segunda-feira em reunião de executivo, com a abstenção do Bloco de Esquerda.
A Câmara do Porto vai pagar, durante um período de dois anos, uma renda mensal de 12 mil euros pelo espaço de dois mil metros quadrados. Segundo a proposta, assinada pelo presidente da autarquia, a despesa está contemplada no orçamento da Direção Municipal de Cultura e Património para este ano.
Rui Moreira contextualiza que o município vai desenvolver até ao final do ano "o primeiro programa e configuração" do respetivo museu na Alfândega do Porto e que o edifício “reúne as condições espaciais e técnicas, geográficas e patrimoniais, históricas e simbólicas que se pretendem para um núcleo central do Museu do Porto".
"O Museu do Porto será o núcleo central da rede polinucleada que toma o seu nome, servindo de ponto de partida e chegada da sua experiência de conhecimento e visitação, assim como da demais oferta cultural, patrimonial e museológica da cidade", acrescenta o autarca.