Semana arranca com greve dos trabalhadores de lojas e 'call centers' da EDP

Semana arranca com greve dos trabalhadores de lojas e 'call centers' da EDP
| País
Porto Canal/Agências

A federação sindical Fiequimetal convocou uma greve nacional, na terça e na quarta-feira, dos trabalhadores das empresas que prestam serviços à EDP, nomeadamente das lojas e dos 'call centers', para exigir aumentos salariais.

A greve de dois dias foi convocada pela Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Elétricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas (Fiequimetal) e pelos seus sindicatos SITE Norte, SITE Centro Norte, SITE CSRA e SIESI, de acordo com um comunicado divulgado este sábado.

O coordenador da Fiequimetal, Rogério Silva, disse à Lusa que a greve destina-se aos trabalhadores dos prestadores de serviços do grupo EDP, ou seja, aos trabalhadores das lojas da EDP em todo o território nacional e aos 'call centers' de Lisboa, Elvas e Seia.

"A necessidade urgente de valorizar os salários e as funções dos trabalhadores deste setor são imperativas e, por isso, devido à resposta nula por parte das entidades patronais e a própria EDP para a resolução destes problemas, os trabalhadores estão em luta", lê-se num comunicado divulgado pelo SITE Centro Norte.

O SITE Centro Norte informa ainda que será realizada, na quarta-feira, uma ação de protesto contra "a atitude da EDP e das empresas prestadoras" frente ao edifício do centro de contacto, em Seia.

Os sindicatos exigem um aumento salarial de pelo menos 150 euros em 2024, valor reivindicado pela central sindical CGTP.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.